Em Ipatinga, Lula promete concluir duplicação da BR-381 se for eleito

Lula disse que a obra começou a sair do papel no governo Dilma, mas que a empresa responsável pela obra faliu e abandonou a duplicação

O petista participou de agenda no Vale do Aço

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu na noite desta sexta-feira (23) que pretende duplicar toda a rodovia BR-381, entre BH e Governador Valadares se for eleito presidente.

Ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e evento de campanha em Ipatinga, Lula disse que a obra começou a sair do papel no governo Dilma, mas que a empresa responsável pela obra faliu e abandonou a duplicação.

“Todas as vezes que venho em Minas a gente discute a duplicação da BR-381. Essa estrada foi licitada pela presidente Dilma. Teve uma empresa que ganhou (a licitação), depois ela faliu. Depois veio o golpe. Tem que perguntar para o presidente não fez nada em Minas Gerais. Mas é compromisso nosso, não queremos continuar chamando essa rodovia de estrada da morte”, afirmou Lula.

A obra começou a sair do papel em 2014, mas logo no ano seguinte começou a sofrer com paralisações. As empresas responsáveis citaram problemas nos projetos executivos e dificuldades em processos de licenciamento.

Dos 303 quilômetros entre BH e Valadares apenas 66 quilômetros chegaram a ser concluídos, mas a maior parte das obras foram finalizadas nos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

O atual governo lançou a BR-381 para concessão junto à iniciativa privada. O leilão está previsto para dezembro, segundo o Ministério da Infraestrutura.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

Ouvindo...