Indígenas residentes em aldeias têm até esta segunda-feira (12) para se inscrever na nova turma da Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei), oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O curso atende à legislação que prioriza a atuação de indígenas nas escolas de seus próprios povos e forma professores para lecionar matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
O processo seletivo é regido pelo edital nº 3251/2025, que prevê a oferta de 35 vagas, com ingresso no segundo semestre de 2026.
Como participar
Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano. O candidato deve se autodeclarar indígena e comprovar vínculo identitário com seu povo, por meio de documentação emitida por lideranças indígenas, conforme previsto no item 4.1 do edital.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela página da Copeve, responsável pela seleção.
As provas estão previstas para o dia 22 de março e serão aplicadas em cidades de Minas Gerais, Governador Valadares, São João das Missões, Santa Helena de Minas (exclusiva para candidatos que optarem pela prova em Língua Maxakali) e Teófilo Otoni (com aplicação também em Língua Maxakali), além de Porto Seguro, na Bahia.
O local e o horário das provas serão informados no comprovante de inscrição, de acordo com a cidade escolhida no momento da inscrição.
Interculturalidade
A interculturalidade é o eixo central da formação. O curso considera as diferentes formas de uso da língua nas comunidades indígenas, as especificidades de cada povo e o diálogo entre os conhecimentos tradicionais indígenas e o conhecimento acadêmico.
A formação será realizada em regime modular, com etapas intensivas de aproximadamente cinco semanas, em tempo integral, no campus Pampulha da UFMG.
Além disso, os chamados intermódulos ocorrerão durante o semestre acadêmico, nas próprias terras e comunidades indígenas dos estudantes, por meio de projetos de estudo relacionados ao contexto de vida e de trabalho de cada povo.
Outras informações podem ser encontradas