Ouvindo...

Ataque Cibernético: Prefeitura de Fabriciano afirma que não houve vazamentos de dados

Município trabalha para restabelecer serviços atingidos

Ataque ocorreu na última semana

A prefeitura de Coronel Fabriciano registrou um boletim de ocorrência sobre o ataque cibernético nos sistemas administrativos e serviços burocráticos da administração, ocorrido no ultimo dia 23 de outubro. Segundo o poder público, apesar do transtorno, não houve vazamento de dados ou pedidos de resgate por parte dos criminosos.

A Prefeitura informou que trabalha diuturnamente e já está restabelecendo, gradativamente, em segurança, os sistemas administrativos e serviços burocráticos afetados pelo ataque cibernético.

Os protocolos de segurança da informação adotados pelo município protegeram os dados, impedindo a realização de sequestro e cópia.

O ataque comprometeu a gestão de informações, mas pouco prejudicou a prestação de serviços aos cidadãos, limitando a dificuldade aos pagamentos de tributos, licitações, pagamentos de fornecedores, dentre outros. No entanto, a assistência ao cidadão, nas áreas de saúde, assistência social e educação, foi mantida em sua integralidade.

Nesta segunda-feira, 30/10, a Prefeitura convocou uma coletiva com imprensa para esclarecer o ocorrido e detalhar as próximas etapas do trabalho já iniciado.

Restabelecimento dos serviços em segurança

O trabalho para o restabelecimento total do sistema da Prefeitura de Coronel Fabriciano (Portal do Cidadão, Servidor, Empresa) tem sido feito de maneira ininterrupta por servidores de diversos setores, em especial pelo setor de departamento de Tecnologia da Informação com suporte da Sonner.

A Prefeitura informou que a empresa de sistemas Sonner foi acionada para colaborar com a resolução do problema, bem como a empresa responsável pelo backup em nuvem, Unitec.

O secretário de Governança Política, José Márcio Gomes Pereira, explica que “os sistemas já recuperados serão liberados no ambiente digital quando estiver seguro em sua totalidade”.

“Não houve perda de dados, porque nós temos a segurança de fazer o backup de todas as informações. É um volume grande que está sendo restabelecido conforme prioridades, mas mantendo sua integralidade e segurança”, completa José Márcio Gomes Pereira.

Jefferson Rocha é jornalista graduado pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais e tem 25 anos de experiência em rádio. É coordenador de jornalismo da Itatiaia Vale do Aço.