Ouvindo...

Quem é o presidente do Equador? Saiba quem é o atual presidente e entenda como funciona a sucessão no país

Candidato Fernando Villavicencio foi morto a tiros nesta quarta-feira; eleições estão marcadas para dia 20 de agosto

Guillermo Lasso é o atual presidente do Equador

O atual presidente do Equador, Guillermo Lasso, declarou estado de exceção no país nessa quinta-feira (10), após a morte de um dos candidatos das próximas eleições, Fernando Villavicencio. Após Lasso ter atribuído o ataque a membros do crime organizado, a facção criminosa “Los Lobos” (“Os Lobos”) reivindicou a autoria do homicídio do candidato a presidente.

Quem é o presidente do Equador?

O atual presidente do Equador é Guillermo Lasso, de 67 anos, é o primeiro governante de direita a chegar ao executivo do país em 18 anos. Eleito pelo Partido Social Cristão, ele é católico com tendência conservadora, tem cinco filhos e sete netos.

Antes de assumir a presidência, Lasso esteve ligado ao setor financeiro e já ocupou o cargo mais alto do Banco de Guayaquil, um dos maiores do Equador. Em 2012 em renunciou à presidência executiva do banco para se dedicar à polícia.

Em 2021, com promessas de valores liberais, Lasso foi eleito com mais de 52% dos votos contra seu adversário de esquerda, Andrés Arauz. Ele possui pouco apoio no Congresso e, apesar de conduzir uma iniciativa de vacinação contra a Covid-19, o presidente enfrentou uma onda de violência durante a pandemia.

Durante o período, lasso declarou estado de emergência diversas vezes para conseguir conter crimes violentos no país e motins entre gangues rivais. Segundo ele, o narcotráfico seria “o principal inimigo do Equador”.

Atualmente, Lasso enfrenta uma forte oposição de movimentos indígenas, que pediram sua renúncia, e da Revolução Cidadã, movimento liderado pelo ex-presidente Rafael Correa. Durante as eleições seccionais, Lasso sofreu derrotas nas principais cidades do Equador, e maioria dos cidadãos rejeitou amplamente as mudanças na Constituição propostas pelo Governo.

Em 2022, ele sofreu uma tentativa de impeachment em meio a protestos contra o aumento dos preços dos combustíveis e dos alimentos. Em março deste ano, uma comissão da Assembleia Nacional do Equador votou a favor de um relatório que recomenda o impeachment de Lasso por supostos crimes contra a segurança do Estado e a administração pública.

O presidente nega estar envolvido com esquemas de corrupção e afirma que quem pretende destituí-lo quer desestabilizar o país e ameaçar a democracia. Como resposta, Lasso assinou a chamada “morte cruzada”, decreto que dissolve a Assembleia Nacional. Desde então ele governa por decretos-leis de urgência econômica.

Eleições no Equador

No dia 20 de agosto acontecem as eleições presidenciais no Equador, que foram antecipadas em maio após o atual presidente, Guillermo Lasso, convocar uma cláusula da Constituição e dissolver a Assembleia Nacional. O atual presidente não concorre à reeleição.

Entretanto, apenas 11 dias antes do pleito, o segundo candidato colocado nas pesquisas foi assassinado. Fernando Villavicencio, de 59 anos, era jornalista e ex-deputado e deixava um compromisso eleitoral quando foi atingido por três tiros.

Os outros sete candidatos ao cargo encerraram suas campanhas após o ocorrido. Nesta quinta-feira (10), a facção criminosa “Los Lobos” (“Os Lobos”) reivindicou a autoria do homicídio. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o grupo, que é ligado ao poderoso cartel de narcotraficantes de Jalisco, no México, também ameaça outros políticos equatorianos, incluindo o presidenciável Jan Topic.

As autoridades equatorianas, no entanto, ainda não confirmaram a autenticidade da reivindicação.

Equador: raio-x
  • Onde fica o Equador no mapa? O Equador fica na América do Sul e tem costa no Oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com a Colômbia e ao Sul e Leste com o Peru.

  • O Equador faz fronteira com o Brasil? Não. Equador e Chile são os únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil

  • Qual a moeda do Equador? Os equatorianos usam o dólar americano como moeda oficial.

  • Qual é a população do Equador? 17,8 milhões de habitantes. Em Minas Gerais, por exemplo, vivem 20,5 milhões.