O CEO da OceanGate, Stockton Rush, que estava pilotando o submarino Titan que implodiu durante expedição ao Titanic gravou um vídeo antes da viagem e afirmou que a cola que mantinha o navio unido parecia “manteiga de amendoim.”
O vídeo, postado por Stockton na conta da empresa no YouTube foi feito anos antes. Na época, ele descreveu que a cola que mantém o submersível de fibra de carbono unido parecia “como manteiga de amendoim.” As informações são do DailyMail.
Leia mais:
Submarino do Titanic: capitão entrou para lista de inventores mortos em suas criações; veja lista Piloto e dono do submarino Titan ignorou alertas de falta de segurança: ‘cansado desse argumento’
O vídeo foi gravado em 2018 e mostrava a equipe montando a estrutura enquanto o CEO descrevia o processo como “bastante simples.”
Rush, que por várias vezes foi questionado sobre a segurança do Titã, supervisionava a equipe de engenheiros. O CEO e outros quatro passageiros morreram na implosão do submersível que não suportou a pressão do oceano profundo.
No início do clipe, Rush disse à câmera que o processo é “bastante simples, mas se estragarmos tudo, não há muito espaço para recuperação”. O jornal revela, ainda, que Rush foi alertado várias vezes por especialistas de que o design e a construção do submarino - incluindo a cola e o casco de fibra de carbono - eram perigosos sob a pressão da água do oceano profundo.
Mais testes
David Lochridge, ex-diretor de operações marítimas da OceanGate para o projeto Titan, escreveu um relatório de engenharia em 2018 que dizia que a embarcação precisava de mais testes e que os passageiros poderiam estar em perigo quando atingissem ‘profundidades extremas’, de acordo com um processo aberto naquele ano em Tribunal Distrital dos EUA, em Seattle.