Um zelador que desligou um “bipe irritante” em um laboratório universitário causou quase R$ 6 milhões de danos e destruiu 25 anos de pesquisa nos Estados Unidos. A história foi revelada pelo The Sun.
O Instituto Politécnico de Rensselaer, em Nova York, entrou com uma ação contra a empresa de limpeza depois que um freezer com culturas de células e amostras importantes dentro ser desligado.
Conforme a reportagem, o freezer precisava ser mantido a - 45ºC sendo programado para disparar um alarme se a temperatura caísse muito.
Mas o faxineiro cortou a eletricidade do freezer e a temperatura subiu para - 4ºC, tornando a pesquisa e as amostras inúteis. “O comportamento e a negligência das pessoas causaram tudo isso. Infelizmente, eles apagaram 25 anos de pesquisa”, disse advogado Michael Ginsburg ao Times Union.
O alarme do freezer foi acionado por um mau funcionamento mecânico — e deveria ser consertado em 21 de setembro de 2020. No local, uma placa indicaria a equipe de limpeza sobre como desligar o bipe sem estragar as amostras do freezer. Uma investigação sobre a ação do faxineiro determinou que ele cometeu um erro ao ler as instruções.
“No fim do interrogatório, ele (faxineiro) ainda não parecia acreditar que tinha feito algo errado, mas tentado apenas ajudar”, contou o advogado do instituto, Michael Ginsburg.