Ouvindo...

Hipopótamo de Pablo Escobar morre atropelado na Colômbia

Setenta hipopótamos moram na região de Medellín, na Colômbia, após serem abandonados com a morte de Pablo Escobar em 1993

Frente do carro ficou completamente destruída, mas motorista não se feriu

Um dos hipopótamos de Pablo Escobar morreu após ter sido atropelado na Colômbia, em uma estrada que liga Medellín e Bogotá, na noite desta terça-feira (11). Um motorista, que passava pelo local, gravou um vídeo que mostra o animal caído no asfalto e um carro com a parte da frente destruída.

Segundo a comandante do Corpo de Bombeiros da região, havia apenas um rapaz no veículo e ele não se feriu. O animal pesava mais de uma tonelada.

História dos hipopótamos

Em 1980, Pablo Escobar, fundador e líder do Cartel de Medellín, criou um zoológico particular em uma das suas fazendas. Entretanto, após a sua morte em 1993, parte dos animais foram realocados pelas autoridades colombianas, com exceção dos hipopótamos.

Por serem muito difíceis de capturar e transportar, os hipopótamos foram abandonados. Como a região de Magdalena Medio possui um clima parecido com o de savana de clima quente, com rios e pântanos, os hipopótamos acabaram se reproduzindo e se tornaram o maior rebanho da espécie fora da África.

Em 2021, houve dois ataques contra moradores. Por isso, o governo da Colômbia decidiu exportar os 70 animais para a Índia e México, em uma operação avaliada em U$3,5 milhões (cerca de R$18,5 milhões).