O traficante espanhol Carlos García, conhecido como ‘El Matador’, foi preso em uma operação policial com sua namorada brasileira, não identificada. O casal estava em um carro com 600 kg de cocaína, 100 mil euros - equivalente a R$550 mil - e um arsenal de armas, incluindo uma lança-foguetes.
Conforme divulgou o El País, Carlos e a namorada foram dois dos 17 presos na Operação Espeto, iniciada em janeiro com o objetivo de acabar com uma grande rede de tráfico realizada em conjunto entre Colômbia e Espanha.
A detenção foi registrada no começo de novembro, mas divulgada pela Polícia Nacional do país após exibirem os resultados da Operação Espeto, na última quarta-feira (7).
Leia mais:
Colisão de trens em Barcelona, na Espanha, deixa 155 pessoas feridas Homem encontra ‘bola de pêlo’ e se surpreende com descoberta na Austrália
As autoridades espanholas realizaram uma ação, em 28 de outubro, na casa de García e da namorada em Ourense, na região noroeste da Espanha. O casal abandonou a casa e saiu em um motorhome, frustrando a operação policial.
Ao serem encontrados pela polícia, foram encontradas espingardas, granadas, um lança-foguete e uma submetralhadora. Os materiais foram levados para um bunker para a explosão adequada.
De acordo com a polícia, em julho, outros dois mil quilos de cocaína foram apreendidos em um navio em águas caribenhas. Tanto os tripulantes, quanto o casal, vão cumprir pena na Espanha.
“O mais importante é que tiramos das ruas 2,6 mil kg de cocaína e um arsenal nunca encontrado”, afirmou Antonio Martínez Duarte, um dos responsáveis pela operação, em entrevista ao jornal El Comercio.
Sob supervisão de Lucas Borges