Por comodidade ou falta de tempo, muita gente recorre a “aplicativos de paquera” para conhecer pessoas. Apps como Tinder, Happn e Bumble são os mais procurados, mas é necessário se atentar para medidas de segurança ao lidar com novos “contatinhos”.
Pesquisador de aplicativos de relacionamento, Ettore Stefani de Medeiros é doutorando em comunicação na UFMG e professor de marketing digital, publicidade e diversidade e Inclusão na PUC Minas e no Ibmec. Ele alerta para os principais pontos a serem observados para ‘conhecer’ alguém online.
Não crie grandes expectativas nos aplicativos
Tenha consciência que nem todas as pessoas que utilizam esses aplicativos querem um relacionamento sério; alguns perfis, inclusive, são criados apenas para aplicar golpes. Por mais que as plataformas tentem coibir estas práticas, é importante ter essa noção antes de começar uma conversa com alguém.
“Se a maioria procura um relacionamento afetivo sexual, existem pessoas que buscam diferentes coisas. Amizades, venda de produtos, e aí tem gente que escala para venda de drogas e mesmo para golpistas”, alerta.
Cuidado com as informações que você compartilha - e não transfira dinheiro!
É normal em uma conversa fornecermos informações pessoais para quem está do outro lado da tela. Não faça isso. Pelo menos até ter certeza de que o seu pretendente é realmente confiável. O mesmo vale para fotos e vídeos. Dose o que você pode ou não compartilhar. Golpistas conseguem convencer vítimas a transferir dinheiro fingindo passar por uma necessidade urgente e se aproveitam de situações afetivas para isso.
“Tome cuidado principalmente com a sua localização, onde você mora, onde você trabalha. São questões delicadas porque a pessoa consegue monitorar por onde você passa. E claro, não passar dados de cartões de crédito e tomar cuidado se for fazer alguma transferência via pix”.
Peça as mídias sociais do crush
Conseguir outras redes sociais desta pessoa é uma boa forma de se esquivar de um possível golpe e de perfis falsos. Geralmente um golpista, ou uma pessoa que planeja algo de má índole, irá compartilhar com você o mínimo de informações possíveis. Tenha em mente a ideia de sempre conseguir o máximo de informações sobre sua paquera.
“Normalmente os golpistas vão se esquivar dessa pergunta ou sua mídia social é no mínimo curiosa. Veja se existem pessoas que comentam ali nas publicações, se são pessoas que parecem conhecer aquela pessoa”, indica o especialista.
Informe outras pessoas que você vai a um encontro
Avisar a parentes ou a amigos de confiança que você vai sair com alguém é muito importante para que eles saibam com quem você está se eventualmente acontecer algo errado. Outra opção é enviar fotos para amigos para eles identificarem com quem é o seu encontro.
"É bem importante informar outras pessoas onde será seu encontro. E marcar sempre em locais públicos, porque os golpes não acontecem somente online, mas também face a face”, pondera.
Encontre a pessoa em lugares públicos
É sempre importante ressaltar: só marque encontro com desconhecidos em locais públicos. Depois, conhecendo melhor a pessoa, vocês terão tempo para combinar outros passeios.
“Acho que uma questão central é: tome muito cuidado para que o encontro não seja em casa ou outro local particular. É melhor que o primeiro encontro seja em um lugar público”.