Ouvindo...

Por que é importante manter software e dispositivos atualizados

Uma das vantagens é que vulnerabilidades presentes nos aparelhos podem ser corrigidas dessa forma

Dispositivos e software devem ser mantidos atualizados

A garantia de uma experiência segura e simplificada em dispositivos digitais passa pela atualização dos softwares instalados neles. Só assim telefones, computadores, tablets e outros dispositivos inteligentes podem navegar em redes sociais, contas bancárias, plataformas de streaming, aplicativos de mensagens instantâneas e outros de forma protegida.

Leia também:

Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de pesquisa da desenvolvedora de soluções de segurança Eset, destaca que atualmente a maioria dos aparelhos tem atualizações automáticas ativadas por padrão. “Além disso, é bom considerar a criação de backup de informações para o caso de uma atualização causar perda de dados.

Dados do Statista revelam que, só em 2021, houve 230 bilhões de downloads de aplicativos. Um estudo da Simform mostra que o usuário médio tem 40 aplicativos instalados no smartphone. Todos eles devem ser mantidos atualizados para que as vulnerabilidades estejam sempre sob controle.

Essas falhas de segurança podem ser exploradas por criminosos que buscam acesso a informações ou sistemas. Com isso, há mais risco de:

  • fraudes relacionadas a identidade;

  • sequestro de aplicativos e contas confidenciais, como contas bancárias online;

  • ataque de ransomware (criptografia de arquivos e solicitação de resgate);

  • cryptojacking: uso do computador da vítima para minerar criptomoedas ilegalmente;

  • botnet que assume o controle do computador e o usa para atacar outras vítimas.

Os ataques podem começar com tentativas de que o usuário clique em um link malicioso, abra um anexo em uma mensagem ou seja atraído para sites falsos. Em seguida, pode haver a execução remota de código ou o download de malware que furta informações e/ou dados pessoais e financeiros.

Além disso, as atualizações ajudam a manter contatos próximos protegidos. Ao invadir um dispositivo, os cibercriminosos podem sequestrar e-mails, contas de mídia social ou aplicativos de mensagens para enviar malware oculto aos contatos da vítima.

Mais recursos e melhor desempenho

É por meio das atualizações que os desenvolvedores habilitam novos recursos. Além disso, novas versões abordam aspectos de desempenho que tenham sido identificados, como a duração da bateria, o travamento de ferramentas, a velocidade de carregamento de páginas e outras opções para garantir uma melhor experiência do usuário.

Amaya lembra, ainda, que é preciso ter cuidado onde com o download de software: essa ação só deve ser feita em plataformas oficiais. “A instalação de software de segurança adiciona uma camada adicional de segurança ao ambiente”, completa.