Ouvindo...

Golpe oferece Valores a Receber, mas busca obter dados

Instituições não entram em contato com clientes que tenham valores a receber nem há data máxima para fazer a solicitação

Valores a Receber estão disponíveis apenas no site oficial

Com a volta do Valores a Receber do Banco Central do Brasil (Bacen), que permite a consulta a dinheiro disponível em bancos e outras instituições, os golpes entraram em cena. Usuários têm recebido mensagens que informam que eles têm uma suposta quantia disponível para saque.

Leia mais:

As mensagens usam a mesma fórmula de sempre: letras maiúsculas informam um valor relativamente alto para atrair a atenção do usuário e há a informação de que existe uma data-limite para fazer o resgate do dinheiro. A tática busca levar a vítima a fazer o processo sem pensar muito.

É preciso ficar atento porque o Bacen não entra em contato para informar sobre dinheiro disponível no sistema. O próprio usuário é quem deve fazer o processo para consultar a existência de valores. Ela só está disponível no site oficial. Além disso, não há prazo para fazer o resgate: a qualquer momento, o usuário pode solicitá-lo.

Os golpistas solicitam a chave do sistema de pagamento instantâneo (Pix) da vítima. Essa informação pode permitir que pratiquem fraudes de identidade, como a abertura de contas bancárias ou o pedido de cartões de crédito.

Essas mensagens devem ser ignoradas. O único lugar em que a informação está disponível é no site oficial do Valores a Receber. O fornecimento de dados só deve ocorrer quando o usuário tiver certeza da legitimidade do endereço. Além disso, no Valores a Receber, ele só ocorre mediante credenciais da conta gov.br de níveis prata e ouro.

Quem for vítima desse tipo de ação e entregar informações a golpistas deve procurar a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência.