Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecedência, o Vitória recebe, neste sábado (18), às 17h (de Brasília), no Barradão, o “desesperado” Sport. Se para os rubro-negros baianos, o último jogo em casa na temporada terá um clima absoluto de festa pelo primeiro título nacional do clube, para os pernambucanos, a partida terá sabor de decisão. “Desesperado”, o Leão do Recife precisa vencer nesta 37ª rodada, a penúltima, para seguir firme no sonho do acesso à Série A.
Todos os cerca de 29 mil ingressos para o jogo estão nas mãos do torcedor. Com o acesso garantido desde a vitória diante do Novorizontino, no último domingo (12), o Vitória teve na última terça-feira (14) sacramentado o título da competição. A festa, que começou no interior de São Paulo, estendeu-se para Salvador semana adentro. A equipe só voltou aos treinos na quarta-feira (15).
Enquanto isso, o Sport, quinto colocado com 60 pontos e dependendo de uma combinação de resultados para retornar à Série A, treinou todos os dias. Focado em fazer a sua parte, o experiente atacante Vagner Love afirmou que o foco da equipe precisa estar em si, sem esperar dos demais resultados.
“Pode acontecer ou não [a combinação]. Junto da torcida, talvez o Vitória queira fazer uma grande festa. Mas não é a nossa preocupação. Temos que olhar o que vamos desempenhar nos próximos treinos, no jogo de sábado e fazer o nosso melhor para conquistar o resultado, independentemente do que a torcida adversária vá fazer”, afirmou Love.
No caminho mais simples para chegar ao acesso, o Sport precisa vencer o Vitória e o Sampaio Corrêa, na última rodada, e torcedor pela menos um tropeço nas duas últimas rodadas de Criciúma, ou Juventude, ou Atlético-GO. Para a partida, o Leão não poderá contar com os zagueiros Sabino e Alisson Cassiano e o meia Alan Ruiz, todos machucados. Além deles, o lateral Rosales está cedido à Seleção da Venezuela.
Campeão por antecipação, o Vitória não deverá ter o atacante Léo Gamalho o volante Matheus Trindade, machucados. Vltam ao time os volantes Rodrigo Andrade e Gegê, que estavam suspensos. Apesar do título antecipado, o técnico Léo Condé e o presidente do clube, Fábio Mota, garantiram seriedade e o máximo para vencer o Sport diante da torcida.
Vitória x Sport
Vitória
Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Matheusinho; Rodrigo Andrade, Dudu e Giovanni Augusto; Osvaldo, Welder e Iury Castilho. Técnico: Léo Condé.
Sport
Jordan; Ewerthon, Rafael Thyere, Chico e Felipinho; Fabinho, Felipe, Fábio Matheus e Jorginho; Edinho (Labandeira) e Vagner Love (Fabrício Daniel). Técnico: Enderson Moreira.
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Data e horário: 18 de novembro de 2023 (sábado), às 17h (de Brasília)
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (FIFA-MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA-PR)