Foram dois tempos absolutamente distintos na noite deste domingo (22), na Ilha do Retiro. O primeiro, caótico para o Sport e equipe indo para o intervalo derrotada, sob intensas vaias. O segundo,
Os gols do triunfo de virada do Sport nesta 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro foram marcados por Gustavo Cazonatti (contra) e Alan Ruiz, em apenas 16 minutos na etapa final; Giovanni Pavani marcou o primeiro, para o Verdão do Oeste. Ao fim, muita comemoração da torcida, que empurrou a equipe para a vitória.
Como fica a classificação
Com o resultado, o Sport alcançou os 59 pontos, retornando para a vice-liderança da competição. A equipe, a cinco pontos do líder Vitória, abriu uma rodada de vantagem dentro do G4, quatro pontos à frente do Guarani, primeiro time fora do grupo de acesso. A Chape, com 33, manteve-se em 17º, na zona de rebaixamento.
Próximos compromissos
O Sport volta a jogar na próxima sexta-feira (27), quando visitará o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza. No dia seguinte, no sábado (28), a Chape receberá o Tombense, na Arena Condá, em Chapecó.
Principais lances do jogo
O Sport fez mais um primeiro tempo de pouca consistência. A opção por Diego Souza como titular pela primeira vez, ao lado de Vagner Love, culminou com uma dupla lenta. Sem liga. Errando passes em excesso e sem penetrar na defesa catarinense, bem postada, acabou indo para o intervalo em desvantagem.
Após os 20 primeiros minutos de trocação, com o jogo equilibrado, era a Chape que rodeava mais a área do Leão, com perigo. No melhor momento rubro-negro, a equipe até chegou a abrir o placar. Falta cobrada por Alan Ruiz na cabeça de Chico, que testou com violência para grande defesa de Airton. No rebote, Love marcou, mas foi assinalado impedimento.
O castigo veio aos 33 minutos. Giovanni Pavani recebeu a bola na intermediária e soltou uma bomba, no ângulo, sem chance para Dênis. O Leão foi para o intervalo sob vaias e protestos da torcida.
A reação do Sport
O técnico Enderson Moreira voltou com duas mudanças no time:
A virada rubro-negra quase veio aos 8 minutos. Cruzamento de Alan Ruiz no segundo pau para Edinho testar à queima-roupa e Airton fazer grande defesa. A Chape não escaparia por muito tempo. Aos 16, cruzamento na área, Diego Souza tentou dominar, a bola escapou e sobrou para Alan Ruiz soltar uma bomba: 2 a 1.
A Chape chegou pela primeira vez apenas aos 20. Bruno Nazário teve ótima chance, mas Dênis fez boa defesa. Aos 23 e 24, Fábio Matheus soltou duas bombas de fora da área: a primeira parando em Airton e a segunda passando rente à trave.
Com a vantagem, pouco a pouco, o Leão passou a cadenciar a partida. Mantendo a bola no campo, esteve sempre mais perto do terceiro do que de sofrer o empate. Ao fim, vitória celebrada com a torcida.
Sport 2 x 1 Chapecoense
Sport
Denis; Ewerthon, Sabino (Chico), Rafael Thyere e Felipinho; Fabinho (Felipe), Fábio Matheus e Alan Ruiz (Eduardo); Edison Negueba (Fabrício Daniel), Vagner Love (Edinho) e Diego Souza. Técnico: Enderson Moreira.
Chapecoense
Airton; Douglas Borel (Dudu Vieira), Bruno Leonardo, Lucas Freitas e Mancha (Fabiano); Cazonatti (Cristiano), Victor Ferraz, Pavani e Bruno Nazário; Marcinho e Henrique Dourado (Marco Antônio). Técnico: Claudinei Oliveira.
Gols
Cazonatti (gol contra, 4min2T) e Alan Ruiz (16min2T), para o Sport; Giovanni Pavani (33min1T), para a Chapecoense.
Cartões amarelos
Alan Ruiz, Edinho, Felipinho e Dênis, para o Sport; Marcinho, Cazonatti e Giovanni Pavani, para a Chape.
Público: 26.002.
Renda: R$ 511.655,00.
Motivo: 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 20 de outubro de 2023 (sexta-feira), às 20h (de Brasília).
Local: Ilha do Retiro, no Recife.
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ).
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Wallace Muller Barros Santos (ambos do RJ).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).