Ouvindo...

Libra negocia com Amazon e Globo direitos de transmissão do Brasileirão

Negociações envolvem transmissões de jogos do Campeonato Brasileiro a partir de 2025

Sem Liga única, CBF segue com a organização do Brasileirão

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) está no mercado e já negocia direitos de transmissão. O bloco comercial formado por 16 clubes tem conversas com a Amazon e a Globo. No momento não há ‘martelo batido’ e outras possibilidades serão exploradas.

A informação foi divulgada pelo UOL e confirmada pela Itaiaia. É o primeiro movimento em relação aos direitos comerciais. Sem um consenso para criação de uma Liga única para organizar o Campeonato Brasileiro, o que é possível é apenas a venda dos direitos televisivos a partir de 2025 - o atual contrato acaba em 2024.

Amazon e Globo são parceiras na transmissão da Copa do Brasil. A emissora carioca subloca os direitos de transmissão para o serviço de streaming.

Atlético, Bahia, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Grêmio estão na Série A. São 171 jogos da elite que podem ser negociados.

A Libra não pode aceitar as propostas sem ouvir os clubes. A Liga vai se reunir com seus filiados, apresentar o que há de concreto para a decisão final.

Criação da Liga

O andamento das negociações não significa que a Libra desistiu de formar um bloco único para poder organizar um novo campeonato nacional. O grupo segue com as reuniões periódicas e estuda movimentos em busca de uma unificação.

Os filiados

  • LFF: América, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Operário-PR, Sport, Tombense e Vila Nova.

  • Libra: Atlético, Bahia, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória.

  • Independentes: Botafogo, Cruzeiro, Coritiba e Vasco se uniram à LFF para comercialização de direitos comerciais. Oficialmente, os clubes não são filiados, mas os acordos comerciais respeitam os mesmos termos dos filiados.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.