Ouvindo...

Manaus vence o Náutico de virada pela estreia da Série C

Gavião marcou o gol da vitória diante do Timbu aos 48 minutos do segundo tempo

Manaus marcou dois gols na reta final do jogo

No primeiro jogo da história entre Manaus e Náutico, melhor para os manauaras. Na base da luta, a equipe amazonense venceu o Timbu de virada, na noite desta terça-feira (2), na Arena da Amazônia. Campeão da Série C em 2019, o Timbu até começou à frente do marcador no regresso à Terceirona após quatro anos, mas parou de jogar na reta final e sofreu a virada.

Os gols do jogo foram marcados por Jean Mangabeira, ainda no primeiro tempo para o Timbu, e Douglas e Cardoso, na etapa final, para o Manaus. Com o resultado, o Manaus é um dos líderes da Série C com três pontos. Sete jogos ainda fecharão a rodada um da competição até a quinta-feira.

Próximos compromissos

A equipe do técnico Dado Cavalcanti volta a jogar agora no sábado (6), às 19h, quando irá fazer a estreia jogando em casa, nos Aflitos, diante do São José-RS. O Manaus, por sua vez, irá visitar o Operário-PR, no domingo (7), às 15h30.

Manaus x Náutico: jogo movimentado

Apesar dos desfalques do meia Souza e do atacante Jael, o Náutico mostrou desde os primeiros minutos ter um conjunto mais entrosado e qualificado. Nem a perda de Kayon, logo aos 7 minutos de jogo, fez diminuir o ímpeto alvirrubro. Com um esquema com um só volante, Jean Mangabeira, e dois meias, Eduardo e Gabriel Santiago, o Timbu começou propondo o jogo, ofensivo, com transição rápida e levando mais perigo.

Paulo Villero e Júlio desperdiçaram boas chances nos minutos iniciais. O Manaus, à espera dos contra-ataques respondeu com Hernan e Klenisson. Dono das ações, foi mesmo o Náutico que abriu placar aos 32 minutos, com Jean Mangabeira, de cabeça, após escanteio. Aos 44, quase o empate: Bruno Bispo finalizou dentro da área para grande defesa de Vágner. No rebate, Charles mandou para fora.

No segundo tempo, o cenário foi de maior equilíbrio, com boas oportunidades desperdiçadas. Numa delas, aos 13, Paul Villero aproveitou contra-ataque e parou em mais uma boa defesa de Reynado. Aos 15, foi a vez do goleiro salvar em chegada de Thiaguinho. O Manaus respondeu no minuto seguinte, com Cardoso, cara a cara com Vágner, finalizando por cima do gol.

Aos poucos, o Náutico foi esfriando o jogo e passando a tentar administrar a vantagem mínima. Não deu certo. Aos 36, após escanteio, Douglas se aproveitou do cochilo da defesa alvirrubra, para deixar tudo igual. O Manaus seguiu em busca do gol da virada e, na raça, encontrou. Aos 48, após mais um escanteio, Cardoso balançou as redes e fez a festa da torcida na capital do Amazonas.

Manaus x Náutico

Manaus

Reynaldo; Lucas Mota, Douglas, Bruno Bispo e Dieyson; Charles, Renan Luís (Cardoso) e Jean Carlo (Gabriel Correia); Gabriel Tonini (Gustavinho), Henan (Michel) e Klenisson (Franklin). Técnico: Higo Magalhães.

Náutico

Vágner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Denílson, Odivan e Diego Matos; Jean Mangabeira; Eduardo (Juan Gauto) e Gabriel Santiago (Matheus Carvalho); Kayon (Thiaguinho) (Régis Tosatti), Paul Villero e Júlio. Técnico: Dado Cavalcanti.

Gols

Douglas (36min2ºT) e Cardoso (48min2ºT), para o Manaus; Jean Mangabeira (32min1ºT), para o Náutico.

Cartões amarelos

Bruno Bispo e Gabriel Correia (Manaus); Thiaguinho (Náutico).

Motivo: 1ª rodada da Série C 2023.
Data: terça-feira, 2 de maio de 2023; às 21h30 (de Brasília).
Local: Arena da Amazônia, em Manaus.
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS).
Auxiliares: Marcos dos Santos Brito (MS) e Antônio Adriano de Oliveira (MA).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.