Campeão do Campeonato Cearense pela quinta vez consecutiva, o Fortaleza chega embalado para a disputa da Série A de 2023. O Leão do Pici faz sua estreia no Brasileiro já neste sábado (15), às 18h30, contra o Internacional. A partida será realizada no Castelão, em Fortaleza.
O Tricolor busca mudar o comportamento em relação a 2022, quando voltou as atenções à Copa Libertadores e iniciou mal o Campeonato Brasileiro.
O Fortaleza chegou a terminar o primeiro turno na lanterna da competição no ano passado, mas, em grande campanha de recuperação, o time de Juan Pablo Vojvoda fechou a competição na 8ª colocação.
Nome do clube: Fortaleza Esporte Clube
Posição no último Brasileiro: 8º
Desempenho no Estadual 2023: campeão cearense (9 jogos, 6 vitórias, 2 empates e 1 derrotas - 74,1% de aproveitamento)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Artilheiro em 2023: Lucero (11 gols)
Destaque: Yago Pikachu
Principais reforços para o Brasileiro: João Ricardo (goleiro), Yago Pikachu (lateral-direito), Bernardo Schappo (zagueiro), Calebe (volante), Vinícius Zanocelo (meia), Lucero (atacante)
Elenco
Goleiros: João Ricardo, Kennedy, Fernando Miguel e Maurício Kozlinski;
Zagueiros: Brayan Ceballos, Titi, Marcelo Benevenuto, Habraão e Bernardo Schappo;
Laterais: Tinga, Bruno Pacheco, Lucas Esteves, Emanuel Brítez, Dudu e Yago Pikachu;
Meio-campistas: Tomás Pochettino, Caio Alexandre, Vinícius Zanocelo, Hércules, Lucas Sasha, Lucas Crispim, Zé Welison, Sammuel, Calebe e Amorim;
Atacantes: Romarinho, Lucero, Pedro Rocha, Wesley Braga, Thiago Galhardo, Silvio Romero, Moisés e Guilherme.
Análise de jornalista local
Afonso Ribeiro, repórter do jornal ‘O Povo’
“O Fortaleza chega em um bom momento. Foi eliminado na Copa do Nordeste pelo Ceará, mas logo depois foi pentacampeão estadual. Chega com moral. Está na fase de grupos da Sul-Americana. Na Copa do Brasil, entrou na terceira fase com uma grande goleada sobre o Águia. O time está embalado. São nove goleadas neste ano
Agora, vai para o Brasileirão, que é a principal competição do ano. O primeiro objetivo é permanecer na Série A. E eles querem fazer diferente do ano passado, quando disputaram a Libertadores pela primeira vez. O time ficou o primeiro turno todo na zona de rebaixamento e teve que fazer uma reação incrível. Neste ano, eles querem trabalhar melhor com o calendário. Depois, vão buscar brigar na parte de cima da tabela
Reforçaram bastante o elenco. A folha subiu muito este ano. São cerca de R$ 6 milhões de despesas salariais. O time do Vojvoda já está muito encaixado. O Lucero, que chegou do Colo-Colo, está fazendo muito gol. Do meio para frente o time está muito bem. Apenas a defesa é um ponto de interrogação. (...) O João Ricardo se machucou e o Fernando Miguel voltou ao gol”
Qual será a briga do Fortaleza na Série A?
Palpite dos comentaristas da Itatiaia:
Edu Panzi: briga por Libertadores
Emerson Romano: briga por Libertadores
Léo Figueiredo: meio de tabela
Heverton Guimarães: meio de tabela
Alê Oliveira: meio de tabela
Nathalia Fiuza: briga por Libertadores
Alexandre Simões: meio de tabela