Chega em agosto às lojas de todo mundo o EA Sports FC, game da empresa canadense que dará sequência à franquia Fifa. O jogo será rebatizado pois a licença com a Federação Internacional de Futebol expirou e não foi renovada, dando fim a uma parceria que perdurava desde 1993.
Com isso, o Fifa 23 - lançado em agosto de 2022 - foi o último game da EA Sports a contar com o nome da entidade. O EA FC vai seguir com algumas licenças de torneios, entre elas das copas Libertadores e Sul-Americana e da Recopa Sul-Americana.
A Conmebol confirmou que seguirá como parceira da EA Sports, o que deve garantir pelo menos 14 clubes brasileiros no game. Todos os 14 são da Série A do Campeonato Brasileiro e disputam Libertadores ou Sul-Americana.
São eles: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR,
Com isso, Bahia, Coritiba, Cuiabá, Cruzeiro, Grêmio e Vasco da Gama são os outros clubes da elite brasileira com presença incerta no novo game. Para que eles figurem no EA FC, será necessário um acordo individual com a empresa canadense.
Desde o Fifa 23, a EA Sports insere no game somente equipes que disputam competições da Conmebol no ano de lançamento do jogo. O simulador contou com mais de 700 clubes e 30 ligas licenciadas - nacionais e internacionais.
Jogadores
Se os 14 clubes brasileiros citados devem estar de forma autêntica no novo game, o mesmo não pode ser dito pelos jogadores. Isso porque a EA enfrenta problemas com direitos de imagem envolvendo atletas que atuam no Brasil. Eles estão de forma genérica desde 2016, com o Fifa 17.
O EA Sports FC ainda não tem data de lançamento nem preços. O game deve ser lançado para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X e S, Xbox One, PC e Nintendo Switch.