Ouvindo...

“Como se soletra Pelé? Com as letras D-E-U-S”: relembre frases históricas sobre o Rei do Futebol

De “homem que parou uma guerra” até “inventor do futebol”, as alcunhas dadas a Edson Arantes do Nascimento ao longo da história

“Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo”

Edson Arantes do Nascimento é o nome de batismo do brasileiro nascido em Minas Gerais que ficou conhecido em todo o mundo pelo apelido: Pelé.

O tricampeão mundial de futebol faleceu na tarde desta quinta-feira (29), às 15h27, após 30 dias internado no Hospital Israelita Albert Einstein por complicações de um câncer.

O “Rei do Futebol” será para sempre lembrado pela sua contribuição para o mundo do futebol. Ações que levaram diversos jogadores, clubes, jornalistas e veículos midiáticos a se referirem ao brasileiro como algo que transcende o humano.

Confira algumas citações a Pelé:

  • “O difícil não é fazer mil gols como Pelé. O difícil é fazer um gol como Pelé”

Carlos Drummond de Andrade, em crônica após o milésimo gol do craque

  • “Subimos juntos para cabecear. Eu e Pelé. A lei da gravidade obrigou-me a descer ao solo. Perplexo, olhei para o alto. Ele permanecia, como um helicóptero, tentando a cabeçada. Conseguiu”

Fachetti, defensor da Itália sobre o gol de Pelé na final da Copa de 1970

  • “Pelé podia virar-se para Michelangelo, Homero ou Dante e cumprimentá-los com íntima efusão: - Como vai colega?”

Nelson Rodrigues, cronista carioca

  • “O futebol de Pelé impediu a avaliação exata da qualidade de muitos jogadores que aturaram de 1958 para cá”

Almir, atacante que atuou no futebol brasileiro nos anos 60

  • “Como se soletra Pelé? Com as letras D-E-U-S”

Parte de artigo do The Sunday

  • “O maior jogador de futebol do mundo foi Di Stéfano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo”

Puskas, ex-jogador da Hungria

  • “Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica”

Cruijff, ex-jogador da Holanda

  • “Se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola”

Armando Nogueira

  • “Com Pelé de um lado, 11 deixa de ser igual a 11. Nos jogos contra ele, o adversário deveria poder usar 14 jogadores”

Plaskie, ex-zagueiro da Bélgica

  • “Quando vi Pelé jogar, tive vontade de pendurar as chuteiras”

Just Fontaine, francês artilheiro da Copa de 1958

  • “Fixei meu olhar em Pelé. A bola estava em seus pés. Ele não virou a cabeça. Não olhou para trás. Ninguém gritou pedindo a bola. Jogou um pouco atrás. Adivinhou que Carlos Alberto estava chegando. Só os duendes podem explicar o que houve”

Albertosi, goleiro da Itália na final da Copa de 1970

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo