Ouvindo...

Cruzeiro: volante Filipe Machado se reapresenta, após cirurgia no pulmão

Campeão da Série B pelo Cruzeiro, Machado será acompanhado pelo departamento de saúde até retornar aos treinos

Volante Filipe Machado se reapresenta na Toca da Raposa 2, após cirurgia

O volante Filipe Machado foi a novidade na manhã desta quarta-feira (28) na Toca da Raposa 2. O jogador, que passou por uma cirurgia no pulmão no dia 14 de dezembro em Santa Maria (RS), faz exames no departamento de saúde do Cruzeiro por conta da operação e já iniciou os exames de rotina que todos os atletas são submetidos no início da pré-temporada.

O Cruzeiro acompanhará Machado, que ainda não sabe quando retornará aos treinos com o restante do elenco. Mas a volta a rotina na Toca é vista como um passo importante na recuperação do volante que foi titular em boa parte da Série B com o técnico Paulo Pezzolano.

“O Filipe Machado está animado e sentindo que o procedimento foi bem sucedido”, disse recentemente o médico do Cruzeiro, Sérgio Campolina.

Motivo da cirurgia

Filipe Machado sentiu uma “dor atípica” no fim de semana do dia 10 de dezembro e foi orientado a procurar um atendimento de urgência em um hospital. Após os exames, foi constatada uma “alteração nas membranas que recobrem o pulmão e foram descartados problemas cardiovasculares”, conforme explicou Sérgio Campolina.

O volante foi encaminhado para a realização de exames complementares, que confirmaram a suspeita clínica inicial. “Para o tratamento de tal situação, foi indicado um procedimento cirúrgico, realizado por vídeo”, acrescentou o médico do Cruzeiro.

Problemas de saúde na carreira

Machado precisou ser hospitalizado em 2021 e passou por cirurgia por problemas ocasionados pela doença que desde 2020 traz complicações mundo afora.

“Tive Covid também ano passado. Não conseguia respirar direito. Tive que fazer uma cirurgia no pulmão. Só de estar entregando dentro de campo e jogando futebol que é o que mais amo é uma vitória”, revelou o jogador.

O jogador, inclusive, quase encerrou a carreira por causa das sequelas da doença. Após o duelo contra o Operário, no dia 8 de setembro no Mineirão, pela 29ª rodada da Série B, Machado não segurou a emoção, lembrando dos momentos difíceis que atravessou até a redenção com a camisa celeste.

“Tudo que vivi ano passado, tudo que passei com Covid-19, com tudo.. a gente muitas vezes criticado, mas eu tenho minha família ao meu lado, sou um cara que trabalha bastante, me dedico todos os dias. É um sonho que estou vivendo, contribuir de alguma forma para levar o cruzeiro de volta para o seu devido lugar”, finalizou o volante.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).