A atriz
Aracy é filha de imigrantes da Armênia, país de origem do seu sobrenome. Em uma entrevista ao UOl em 1988, a atriz revelou a suposta história do “Balabanian”. O final “ian” significa “pertencente à família de”. Ela contou que se estudasse sua árvore genealógica provavelmente encontraria uma “antecedente famoso por sua altura”. Afinal, segundo relato de seus pais, “Balaban” significa “gigante” na língua armênia antiga. Isso porque os armênios costumavam usar características físicas ou ofícios para criar os sobrenomes.
Pais de Aracy, Rafael Balabanian e Estér Balabanian saíram da Armênia para fugir de turcos otomanos. Eles se instalaram em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde a atriz e seus irmãos nasceram. Enquanto Rafael trabalhava como comerciante, Estér era dona de casa.
Aos 15 anos, Aracy seguiu para São Paulo em busca da carreira de atriz. Na TV Globo, ela estreou em 1972 em “Primeiro Amor” como a psicóloga Giovana, que disputou o amor Luciano (Sérgio Cardoso) com Paula (Rosamaria Murtinho) e Maria do Carmo (Tônia Carrero).
Na TV, seu último trabalho foi no especial “Juntos a Magia Acontece” (2019) em que deu vida a “Dona Rosa”. Dentre as novelas que Aracy tem passagens estão Locomotivas (1977), Elas por Elas (1982), Ti Ti Ti (1985-1986), Rainha da Sucata (1990), Deus nos Acuda (1992-1993), A Próxima Vítima (1995), Da Cor do Pecado (2004), Passione (2010-2011), Cheias de Charme (2012), Saramandaia (2013), Sol Nascente (2016-2017) e Malhação: Vidas Brasileiras (2018).
Morte
A atriz
Em nota enviada à Itatiaia, a clínica explicou que não tem “autorização” para dar mais detalhes sobre a morte da atriz. “A Clínica São Vicente lamenta a morte da paciente Aracy Balabanian na manhã desta segunda-feira e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, diz o comunicado.
Com informações de Diana Rogers