A polícia realiza mais uma operação conjunta na tentativa de encontrar evidências sobre o desaparecimento de
O reservatório visitado era frequentado pelo alemão Christian Brueckner, principal suspeito do desaparecimento da menina, que, atualmente, está preso por tráfico de drogas. A polícia já começou a fechar as estradas que levam à barragem artificial antes do início oficial das buscas - destacou o The Mirror.
De acordo com o portal britânico, vários órgãos envolvidos na investigação construíram tendas e outras estruturas na região. “Há cerca de duas dúzias de oficiais da Polícia Judiciária que parecem estar supervisionando as coisas nesta fase”, disse uma pessoa. No local, também devem comparecer detetives da Scotland Yard, ou seja, da Polícia Metropolitana de Londres.
“Perante a notícia tornada pública, a Polícia Judiciária confirma que, relativamente à investigação do desaparecimento de uma criança inglesa, ocorrido no Algarve em 2007, estão a decorrer diligências para esclarecer totalmente a situação”, confirmou a Polícia Judiciária.
“No âmbito da cooperação internacional, nos próximos dias serão realizadas na região do Algarve novas buscas, coordenadas pela Polícia Judiciária, a pedido das Autoridades Alemãs (BKA) e com a presença das Autoridades Britânicas. Informações serão fornecidas oportunamente sobre o resultado do processo”, acrescentou.
Madeleine McCann desapareceu aos 3 anos de idade em maio de 2007. Desde então, um mistério sobre o que teria ocorrido com a criança assola o mundo e os pais dela, Kate e Gerry McCann, que são britânicos. Ela estava em um apartamento de férias na Praia da Luz, quando foi vista pela última vez. Kate e Gerry têm esperança de que Madeleine, que hoje teria 19 anos, ainda esteja viva.
Mega operação
Conforme o Mirror, serão dois dias de buscas nas proximidades da Barragem do Arade, em Silves, em Portugal, na tentativa de encontrar alguma pista sobre a menina. Desde junho de 2014, esta será a primeira grande operação para achar Madeleine -
A ação envolve cães farejadores na detecção de corpos e radares de penetração no solo. Além disso, mergulhadores experientes devem explorar a água da represa e escavações também serão feitas na floresta. Neste local, uma pessoa viu uma mulher entregar Madeleine supostamente para um homem dois dias após ela ter desaparecido. Em fevereiro e março de 2008, a área chegou a ser revistada por mergulhadores contratados por um advogado português.
À época, duas sacolas com ossos pequenos foram encontradas durante a segunda busca. Porém, foi descartada a possibilidade de os ossos serem humanos devido ao seu tamanho.
Principal suspeito
O alemão
Conforme o Mirror, no fim de abril, as acusações de estupro contra ele foram retiradas por um tribunal alemão. Ele não foi indiciado no caso McCann, no qual está sob investigação por suspeita de assassinato.
Brueckner foi acusado de vários crimes sexuais que ocorreram perto de onde Madeleine estava de férias com sua família antes de ela desaparecer. Em outubro, os promotores da cidade de Braunschweig, no norte da Alemanha, acusaram Bruckner em vários casos separados envolvendo crimes sexuais supostamente cometidos em Portugal entre 2000 e 2017.