Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro no Brasileirão: artilheiro, destaque, reforços e palpites para 2023

Cruzeiro começa Série A pressionado depois de desempenho ruim no Campeonato Mineiro

Cruzeiro entra pressionado ao Brasileirão de 2023

Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, o Cruzeiro retorna à elite do futebol nacional depois de três anos. As expectativas, no entanto, não são as melhores.

O Cruzeiro sofreu com troca de treinadores no início do ano: o uruguaio Paulo Pezzolano deu lugar ao português Pepa depois da eliminação para o América na semifinal do Campeonato Mineiro.

Além do desempenho abaixo do esperado no Estadual, a Raposa começou a Copa do Brasil com derrota por 1 a 0 para o Náutico, time da Série C do Campeonato Brasileiro.

Até aqui, são 11 jogos em 2023, com três vitórias, três empates e cinco derrotas. O Cruzeiro estreia no Brasileirão no domingo (16), às 16h, quando visita o Corinthians, na Arena, em São Paulo.

Nome do clube: Cruzeiro Esporte Clube

  • Posição no último Brasileiro: Campeão da Série B

  • Desempenho no Estadual 2023: 4º colocado, eliminado na semifinal (10 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas - 40% de aproveitamento)

  • Técnico: Pedro Miguel Marques (Pepa)

  • Artilheiro em 2023: Bruno Rodrigues (4 gols)

  • Destaque: Bruno Rodrigues

  • Principais reforços para o Brasileiro: Gilberto (atacante), Henrique Dourado (atacante), William (lateral-direito), Ramiro (volante), Mateus Vital (meia-atacante), Nikão (meia-atacante), Reynaldo (zagueiro)

Elenco

Goleiro: Rafael Cabral, Anderson e Rodrigo Bazílio

Zagueiros: Lucas Oliveira, Neris, Reynaldo e Luciano Castán

Laterais: Kaiki, Marlon, William, Wesley Gasolina, Igor Formiga e Tinga

Volantes: Wallisson, Filipe Machado, Matheus Jussa, Richard, Ian Luccas, Neto Moura, Fernando Henrique e Ramiro

Atacantes: Bruno Rodrigues, Gilberto, Rafael Bilu, Matheus Davó, Henrique Dourado, Stênio, Juan Christian e Wesley

Análise de jornalista local

Nathália Fiuza, Itatiaia

“A realidade do Cruzeiro para este Brasileirão é dura. O time precisará, primeiro, se preocupar com a parte de baixo da tabela. O objetivo é se manter na Série A. O Cruzeiro vai brigar contra times como Cuiabá, Coritiba, Goiás, Vasco, Botafogo, Bahia e Bragantino para se livrar de uma das vagas do descenso

A boa notícia é que terminando o campeonato na zona intermediária da tabela, as chances de disputar a Copa Sul-Americana são enormes. Mas essa meta só pode ser traçada depois que o rebaixamento estiver fora de risco”.

Qual será a briga do Cruzeiro na Série A

Veja o palpite dos comentaristas da Itatiaia:

Edu Panzi: briga contra rebaixamento

Emerson Romano: briga contra rebaixamento

Léo Figueiredo: meio de tabela

Heverton Guimarães: briga contra rebaixamento

Alê Oliveira: meio de tabela

Nathália Fiuza: briga contra rebaixamento

Alexandre Simões: briga contra rebaixamento

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.