Ouvindo...

Previsão do tempo: dias quentes contribuem para pancadas de chuva com temperatura de 40°C

Tempo segue instável em Minas Gerais com intensificação de uma área de baixa pressão

Tempo segue instável em Minas Gerais com intensificação de uma área de baixa pressão

A previsão para esta quarta-feira (1°) em Minas Gerais indica que o dia será de tempo instável com temperatura máxima de 40°C. Os dias quentes contribuem para ocorrência de pancadas de chuva que podem ser fortes em boa parte das regiões mineiras, inclusive em Belo Horizonte e Região Metropolitana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão do tempo para Belo Horizonte indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, principalmente a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 18°C, a máxima estimada é de 30°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 50% à tarde, conforme informações da Defesa Civil.

Uma área de baixa pressão sobre o litoral da região Sudeste do Brasil deixa o dia com tempo instável em Minas Gerais. O padrão típico da primavera, com ventos em níveis médios e altos da atmosfera, além do calor no período diurno contribui para ocorrência de pancadas de chuva.

A temperatura máxima pode chegar aos 40°C e a mínima de 16°C, com céu nublado e pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Central Mineira, Rio Doce e Mucuri.

Nas demais regiões, a quarta será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Chuvas em outubro

O mês de outubro em Belo Horizonte fechou com um total de chuva de 164,9 mm. Esse valor representa 50% acima da média histórica que é de 110,1 mm, tomando como base a estação convencional de Belo Horizonte que fica no bairro Santo Agostinho.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, o mês de outubro mais chuvoso na capital mineira foi no ano de 2009 com um total de 344,3 mm.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022