O
A Itatiaia apurou que cerca de 50 pessoas estavam no canteiro de obras no momento do acidente, por volta das 7h50. Sete funcionários trabalhavam no talude.
Operários também identificaram, na segunda-feira (16), uma trinca no local. Esse problema teria motivado a intervenção no talude nesta manhã.
O tenente Felipe Biasibitte, do Corpo de Bombeiros, explicou que o barranco estava em 90 graus e que o objetivo do talude era justamente evitar que a estrutura desabasse.
Outro ponto que pode ter contribuído, conforme o tenente, é o fato de o terreno ser rico em minério, mais pesado.
Quando a terra começou a ceder, cinco trabalhadores foram soterrados.
O que é um talude?
Talude é um terreno inclinado que serve para dar sustentação e estabilidade ao solo próximo de um platô. Também é chamado de morro, encosta ou rampa e pode ter origem natural ou ser construído, o que era o caso da obra do supermercado no Belvedere.
Resposta do Verdemar
Confira o comunicado do supermercado Verdemar:
“Lamentamos profundamente o ocorrido e estamos acompanhando de perto para garantir, juntamente com a Construtora Kaeng, responsável pela obra, toda a assistência às vítimas, aos atendimentos em andamento no local e aos familiares de todos.
A obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças, indicando se tratar de uma fatalidade. As autoridades estão no local para apurar as causas”.
Reposta da Kaeng
Confira a resposta enviada pela construtora responsável pela obra:
“A KAENG CONTRUÇÃO LTDA., vem a público se manifestar sobre a fatalidade acontecida na data de hoje e, informar que lamentamos profundamente o ocorrido e estamos acompanhando próximo, com a finalidade de garantir, toda a assistência às vítimas e aos seus familiares.
Informarmos, também, que a obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças em ordem! Isto indica que se trata de uma fatalidade. As autoridades competentes estão no local para a apuração das causas. Desta forma, fica a nossa solidariedade às vítimas e aos seus familiares”.