Ouvindo...

Saiba como aconteceu o soterramento que matou operários no Belvedere, em BH

Cerca de 50 pessoas estavam no canteiro de obras no momento do acidente que matou três pessoas

Acidente ocorreu durante obra de talude

O soterramento que matou três operários em uma obra de um supermercado, na manhã desta terça-feira (17), ocorreu durante a construção de um talude de cerca de três metros de altura. A obra fica na rua Jornalista Djalma Andrade, no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Outros dois funcionários ficaram feridos, sendo uma mulher em estado grave - ela também foi retirada dos escombros.

A Itatiaia apurou que cerca de 50 pessoas estavam no canteiro de obras no momento do acidente, por volta das 7h50. Sete funcionários trabalhavam no talude.

Operários também identificaram, na segunda-feira (16), uma trinca no local. Esse problema teria motivado a intervenção no talude nesta manhã.

O tenente Felipe Biasibitte, do Corpo de Bombeiros, explicou que o barranco estava em 90 graus e que o objetivo do talude era justamente evitar que a estrutura desabasse.

Outro ponto que pode ter contribuído, conforme o tenente, é o fato de o terreno ser rico em minério, mais pesado.

Quando a terra começou a ceder, cinco trabalhadores foram soterrados.

O que é um talude?

Talude é um terreno inclinado que serve para dar sustentação e estabilidade ao solo próximo de um platô. Também é chamado de morro, encosta ou rampa e pode ter origem natural ou ser construído, o que era o caso da obra do supermercado no Belvedere.

Resposta do Verdemar

Confira o comunicado do supermercado Verdemar:

“Lamentamos profundamente o ocorrido e estamos acompanhando de perto para garantir, juntamente com a Construtora Kaeng, responsável pela obra, toda a assistência às vítimas, aos atendimentos em andamento no local e aos familiares de todos.

A obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças, indicando se tratar de uma fatalidade. As autoridades estão no local para apurar as causas”.

Reposta da Kaeng

Confira a resposta enviada pela construtora responsável pela obra:

“A KAENG CONTRUÇÃO LTDA., vem a público se manifestar sobre a fatalidade acontecida na data de hoje e, informar que lamentamos profundamente o ocorrido e estamos acompanhando próximo, com a finalidade de garantir, toda a assistência às vítimas e aos seus familiares.

Informarmos, também, que a obra contava com profissionais técnicos e com todos os alvarás e licenças em ordem! Isto indica que se trata de uma fatalidade. As autoridades competentes estão no local para a apuração das causas. Desta forma, fica a nossa solidariedade às vítimas e aos seus familiares”.

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.