Ouvindo...

Idoso preso após arrastar e matar cadela em Betim diz não ter visto animal preso: ‘Enroscou no engate’

Vídeos que flagraram a cadela sendo arrastada pela avenida Amazonas viralizaram pelo país

Morte de cadela causa grande comoção

O idoso de 72 anos preso nessa quinta-feira (17) após a rrastar uma cadela da raça fila por cerca de 2 quilômetros em Betim, na Grande BH, disse, em entrevista exclusiva à Itatiaia, que não viu que a cachorra estava presa ao engate do veículo. Vídeos que flagraram a cadela sendo arrastada pela avenida Amazonas viralizaram pelo país.

“Se fosse um ser humano, acho que arrastaria do mesmo jeito, porque não eu percebi”, diz. Ouça a entrevista com Renato Rios Neto.

Na versão dele, a cadela, de nome Bruna, se enroscou sozinha no rebote após ela deixar a propriedade onde mora. Além da cadela, o idoso tinha quatro cachorros (um macho e dois filhotes – da raça filha – e outro sem raça definida).

“Fui lá, amarrei os dois cachorros. Eles são apaixonados comigo. Não sei o que aconteceu que ela soltou e se enroscou no engate do carro. Deve ter enroscado. Soltou de lá e enroscou”, alega.

O homem disse que não foi alertado que a cadela estava presa no rebote. “Ninguém foi atrás de mim, nem nada”.

“Quando levo ao veterinário lá na casa de ração, é dentro do carro. Antes de me condenar, eles olhassem bem o jeito do cachorro, como o cachorro é, tá gordo, bem tratado e fica é solto dentro da minha propriedade. Estou (des)solado com isso”, defende.

2,5 quilômetros

Nos vídeos que circulam nas redes sociais, o cachorro aparece amarrado pelo pescoço no parachoque traseiro de um Fiat Uno. O animal não apresenta resistência e tem o corpo arrastado diretamente na avenida Amazonas. Em outro vídeo, é possível ver o cachorro sendo desamarrado, enquanto o veículo se movimenta para trás e o pneu atinge a cabeça do veículo. Embaixo do corpo dele, há grande quantidade de sangue.

A guarda civil municipal de Betim foi acionada e prendeu o idoso dentro da propriedade rural dele. O subcomandante Wesley de Souza disse que a cadela foi arrastada por cerca de 2,5 quilômetros.

“As imagens são fortes. A gente percebe que ele retira a corrente do engate até com uma certa dificuldade. Se há vontade e intenção de ele ferir esse animal, que a Justiça seja feita. É o cão de propriedade dele. No local, havia mais dois filhotes e um macho da mesma raça que foram recolhidos pela Superintendência de Proteção Animal, além de um outro animal, sem raça definida, que estava solto no terreno”, informou.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.