A vacinação contra a meningite C em Belo Horizonte termina no próximo domingo (30), mas algumas regionais da cidade já não tem vacina. Na Zona Oeste da capital, todas as unidades aplicaram a dose nos moradores, ou seja, não há mais vacinas disponíveis nesta quinta-feira (27). O diretor de promoção à saúde e vigilância epidemiológica da Prefeitura, Paulo Roberto Corrêa, explica que a falta da vacina se deve à ampliação temporária que acabou atingindo um público maior do que o esperado.
“Ela foi iniciada no final do ano passado e, progressivamente, nós fomos incorporando públicos alvos pra essa vacinação. Inicialmente, eram crianças, adolescentes, trabalhadores da saúde e, recentemente, o estado orientou que toda a população poderia procurar essa vacina nas unidades de saúde, até que os estoques tivessem sido finalizados.”
Paulo Roberto reforça que houve adesão da população, mas “os estoques eram limitados.”
“Então, como era uma ampliação temporária dessa vacinação acabando os estoques, a vacinação para esse público seria interrompida.”
Sobre a vacinação de rotina da meningite C o diretor explica que há estoque nas unidades básicas de saúde da capital.
“Essa vacina continua disponível nos postos de vacinação para a vacinação de rotina principalmente para crianças de até um ano de idade. Nesse caso, a criança toma três doses - uma dose com três meses, depois com cinco meses e depois com um ano.”
Quem procurar as unidades de saúde para tomar a vacina e não encontrar o imunizante precisa ligar em outro centro.
“Para quem quer se vacinar hoje (27) e não encontrar a vacina deve ligar em outro centro de saúde. Como as doses estão acabando na maioria das unidades de saúde, então ele pode tentar ver se ele consegue uma outra unidade que ainda tenha dose disponível.”
A expectativa da prefeitura é de que as doses terminem em todas as unidades de saúde entre hoje (27) e amanhã (28), devido a ampliação temporária.
Sobre o tempo de espera nas filas, Paulo Roberta orienta a população para que tenha em mãos o cartão de vacinação, afim de agilizar o atendimento.
“A gente precisa fazer um cadastro e uma avaliação do cartão vacinal dessas pessoas para aplicar a vacina adequadamente checando, inclusive, a situação vacinal. Então, é necessário que as pessoas levem o cartão de vacina, se tiver o número do prontuário, o número do cadastro da unidade de saúde, pois isso facilita muito o processo de vacinação e fatalmente diminuirá o número de pessoas aguardando na fila.”