Ouvindo...

Desembargador e filho são suspeitos de vender sentenças para traficantes

Desembargador federal Cândido Ribeiro e o filho, o advogado Ravik Ribeiro, são alvo de operação da PF em Brasília; traficante e empresários em BH tiveram bens apreendidos

Dupla é alvo de operação da Polícia Federal por suposto envolvimento com organização criminosa que atua no tráfico internacional de drogas

O desembargador federal Cândido Ribeiro, do TRF1, é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (14) suspeito de vender sentenças a traficantes com conexões internacionais. O filho dele, o advogado Ravik Ribeiro, também é alvo da operação por suposta atuação no esquema.

A operação “Habeas Pater” foi deflagrada pela Polícia Federal em endereços em Belo Horizonte, Brasília (DF) e São Luis (MA) com autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Duas operações

Conforme informações da PF, o desembargador e o filho são suspeitos de ligação com investigados de outra operação deflagrada nesta manhã, a “Flight Level 2”, com autorização da 3ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte. Esta segunda operação investiga os crimes de tráfico de drogas, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Além do cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão em BH, SP e Florianópolis, também foram expedidos 10 mandados de prisão (cinco temporárias e cinco preventivas), 17 mandados de sequestro de veículos de luxo e de sete imóveis, bloqueio de contas bancárias e criptoativos de 34 pessoas e empresas.

As investigações apontaram que os envolvidos seriam, na verdade, uma “célula” de uma organização criminosa maior, voltada ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes financeiros.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro com penas que, somadas, podem chegar a 38 anos de reclusão.

Resposta

A reportagem entrou em contato com o Tribunal Federal Regional da 1ª Região, com o gabinete do desembargador e com o escritório do filho e aguarda resposta.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022