Ouvindo...

Poços de Caldas registra tremor de terra com magnitude de 2,8

De acordo com o laboratório, o fenômeno ocorreu às 22h35

Não há relatos de estragos

A terra tremeu na noite dessa terça-feira (31), em Poços de Caldas, no Sul de Minas. O laboratório sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou o terremoto na cidade de Divinolândia, no interior de São Paulo, há 22 km de distância em linha reta de Poços de Caldas.

De acordo com o laboratório, o tremor de terra ocorreu às 22h35 com magnitude de 2,8, considerada leve. Não há relatos de estragos na cidade.

Em 21 de janeiro, a Defesa Civil Estadual registrou tremores em Tiradentes, Barroso, Coronel Xavier Chaves, Nazareno e Conceição da Barra de Minas.

Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), os terremotos de 2,5 a 3 de magnitude na Escala Richter. Não houve danos humanos e materiais. Os serviços essenciais não foram afetados.

Em 4 de janeiro, moradores de São José da Lapa e de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também sentiram tremores de terra de magnitude 2.8, com epicentro na região dos bairros Celvia, Angicos, Imperial e Caieiras.

Sete Lagoas, na região central, tem histórico recente de tremores não explicados. O último foi em 28 de dezembro. O fenômeno teve magnitude 2.8, com epicentro na região do bairro Santo Antônio. Em novembro, mais susto e reclamações.

Tremor em Minas

Minas Gerais tremeu pelo menos 57 vezes no ano passado. Destes, 19 eventos ocorreram nas regiões Metropolitana e Central do estado. Isso é o que indicou o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) no início deste ano.

“Na região de Sete Lagoas, Baldim, Capim Branco, Prudente de Morais, já foram mais de 45 eventos desde de janeiro de 2016", disse o professor George Sand, da UnB.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .