As infrações de trânsito são cometidas na rodovia Januário Carneiro, MG-30, nas imediações das seis pistas, na BR-040, de Macacos ao BH Shopping, e na BR-356.
O jornalista e locutor Almeida Neto relata que os encontros acontecem até três vezes por semana. “Eu moro em frente à estrada da Vila da Serra. Eu me sinto como se eu estivesse no autódromo. Às vezes, até arrepio com o ronco dos motores. Percebo que é Ferrari, Porsche ou Lamborghini”, relatou.
Radares desativados e/ou desligados teriam aumentado o problema. “Os poucos radares foram desativados. O fato de não ter radares facilita esse tipo de prática”.
A Polícia Militar Rodoviária (PMRV) disse que não recebeu nenhuma denúncia de corridas clandestinas de carros esportivos em Nova Lima. Entretanto, a corporação disse que vai intensificar as ações de fiscalização.
“Racha com carros potentes é novidade. O que nós tivemos nos últimos tempos são o ‘rolezinho’, que foram combatidos” explicou o tenente Frederico Andrade.
O tenente atenta para os riscos desses tipo de prática. “Além de estar se colocando em risco, o motorista está, principalmente, colocando em risco a vida de terceiros. São veículos potentes que estão sendo utilizados durante à noite. Não dá para saber o que tem pela frente. Por exemplo, um animal, um buraco ou qualquer perigo oculto”, explicou o tenente Frederico Andrade.
Esse tipo de conduta pode ser considerada “gravíssima” sob multa de R$ 2.934,70. “O condutor está sujeito a penalidade, multa e suspensão do direito de dirigir”, completou.
A Prefeitura de Nova Lima informou, também, que não recebeu nenhuma denúncia nesse sentido e esclarece ainda que “caso chegue qualquer denúncia dessa natureza, imediatamente acionará os órgãos responsáveis e dará todo o apoio necessário para solucionar a situação.”