Pelo menos três áreas ambientais com incêndios mobilizam militares dos bombeiros de Minas nesta quinta-feira (15). O Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Itabira, região central do estado; Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na região metropolitana de BH; e a Serra da Piedade, em Caeté, estão no foco do Corpo de Bombeiros.
Conforme o tenente André Dutra, a situação em Minas é crítica: “nós estamos passando aí pelo período de estiagem, a temperatura muito alta, baixa umidade, os ventos estão fortes, então qualquer brasa no meio da vegetação se transforma em um incêndio florestal de muito rápida”.
Devido ao alto número de focos de incêndio no estado, o Corpo de Bombeiros está precisando dividir os esforços para o combate. “A gente passou aí pelo incêndio na Serra do Curral, logo em seguida veio o incêndio na Serra do Cipó, já estamos agora com incêndio na Serra da Piedade e no Rola-Moça, além da da Serra do Limoeiro. Isso só aqui na RMBH”, explica o tenente.
Conforme o levantamento do Corpo de Bombeiros do primeiro dia deste mês até o dia onze foram 1.818 ocorrências de incêndio em vegetação atendidas em todo o estado.
Serra da Piedade
O
O fogo chegou a ser controlado no início da madrugada desta quinta-feira (15), e já está na fase de monitoramento, para evitar o surgimento de novos focos.
Serra do Rola-Moça
O incêndio na vegetação da Serra do Rola-Moça, em Nova Lima, na Grande BH, começou na manhã desta quinta-feira e as chamas ainda estão sendo combatidas. O Corpo de Bombeiros conta com o apoio de aeronaves e equipes por terra, além de brigadistas do parque e caminhões pipa da Copasa.
Serra do Limoeiro
O
Além dos militares, brigadistas do parque e caminhões pipas da prefeitura de Itabira também atuam no combate a possíveis reignições.
Serra do Cipó
Na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, região Central de Minas, os bombeiros foram acionados para combate ao incêndio no limite do parque nacional. Um foco teria começado na vegetação fora da Serra, na mata marginal da estrada de terra que dá acesso ao parque, no fim da tarde desta quarta-feira (14). Um dos solicitantes relatou aos militares que teria visto uma pessoa atear fogo na área verde enquanto fazia uma caminhada pelo local. Porém, a denúncia, não foi confirmada. O incêndio já foi controlado e não houve maior impacto.