Como ocorreu a explosão na subestação do Ministério da Igualdade Racial

Explosão ocorreu durante manutenção na subestação; fumaça se espalhou por vários andares e brigada interna ajudou na evacuação do prédio

Explosão foi registrada no subsolo e deixou três pessoas feridas e outras 27 precisaram de atendimento médico

A explosão registrada na subestação de energia do Ministério da Igualdade Racial, na manhã desta terça-feira (25), começou enquanto dois funcionários realizavam manutenção no local. Segundo o capitão Charles Palomino, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF), a própria brigada do prédio relatou que o rompimento ocorreu de forma repentina, provocando um princípio de incêndio e forte dispersão de fumaça.

No momento da explosão, um terceiro funcionário entrou na subestação para tentar resgatar os colegas e também se feriu. “Um deles apresentava queimaduras graves, inclusive de vias aéreas; o segundo tinha queimaduras não tão graves. E o terceiro apresentou apenas intoxicação por ter entrado no ambiente, mas os três estavam conscientes e orientados”, explicou Palomino.

Leia também

O fogo ficou restrito à subestação, mas a fumaça se espalhou por vários andares da edificação. Segundo Palomino, o combate às chamas foi rápido. “As equipes utilizaram os próprios extintores da edificação que estavam disponíveis e fizeram a extinção do incêndio. Foi coisa rápida”, afirmou o capitão.

A evacuação contou com apoio imediato da brigada do Ministério, que auxiliou na retirada dos servidores. Como muitas pessoas apresentavam sintomas de intoxicação, os bombeiros montaram uma triagem no local. Segundo Palomino, a maioria dos casos era leve, e vários servidores foram liberados para buscar atendimento por meios próprios após a checagem de sinais vitais.

O Corpo de Bombeiros confirmou que, além dos três funcionários que estavam na subestação, outras 27 pessoas procuraram ajuda por causa da fumaça. “A situação agora está controlada. A NeoEnergia já está no local para fazer o desligamento da rede”, finalizou o porta-voz.

O Ministério ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...