Ouvindo...

Cachorro ‘processa’ ex-tutor que o agrediu com pauladas no Paraná; entenda

Justiça aceitou pedido para incluir o cão Tokinho como autor da ação contra o investigado que, apesar de ter sido filmado espancando o animal, foi solto horas depois

Tokinho foi agredido a pauladas pelo ex-tutor

A Justiça do Paraná aceitou, na última segunda-feira (2), que um cachorro passe a ser considerado um dos autores de um processo judicial contra o ex-tutor dele, que o espancou a pauladas em junho de 2023 em Ponta Grossa (PR). Agora, o cão Tokinho está processando oficialmente o ex-dono e exigindo uma indenização por danos morais.

O processo foi apresentado inicialmente pela ONG Grupo Fauna de Proteção aos Animais, que pede uma indenização de R$ 5.820,00 por danos morais ao ex-tutor do animal, que foi filmado dando pauladas no animal no dia 20 de junho. O acusado foi detido, mas acabou sendo solto no mesmo dia. Já o animal foi levado para um veterinário com um quadro de dor aguda e dificuldade para ficar em pé. O dinheiro da possível indenização será usado para cobrir os gastos da internação do animal e “reparar o sofrimento físico e psicológico suportado” por Tokinho.

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Na decisão dessa semana, a juíza Poliana Maria Cremasco Fagundes Cunha Wojciechowski afirmou que “todo animal é sujeito de direitos fundamentais porque a Constituição lhe reconhece dignidade própria”. Atualmente, Tokinho está em um lar temporário e ainda está disponível para adoção.

Essa não é a primeira vez que a Justiça do Paraná inclui animais em um processo. Em junho, 200 cães “entraram” na Justiça contra a ex-tutora. Em 2021, outros dois cães “processaram” os donos, que viajaram e deixaram os animais sozinhos em casa.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.