São Paulo e Rio de Janeiro também foram afetados pelo 
Neste momento as plataformas apresentam lotação e os ônibus foram acionados para auxiliar no transporte entre as estações. Um dos pontos mais complicados é a Estação República, uma das mais movimentadas da cidade, que faz a integração das linhas amarela e vermelha do metrô. Neste momento na estação, que deveria ter movimento mais tranquilo pelo horário, a aglomeração de pessoas se parece bastante com a lotação dos horários de pico do metrô.
O problema na linha amarela afeta principalmente o trecho entre as Estações Luz e Paulista. A linha-15 Prata do Monotrilho também foi afetada pelo apagão após falha elétrica na Estação Vila Prudente.
Nas redes sociais, moradores também relataram falta de energia em bairros das regiões Norte e Sul da capital paulista. Há também registros de reflexos do apagão em cidades do interior, como na região do Vale do Ribeira.
Rio de Janeiro
A concessionária Light, que fornece energia para 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, disse que a energia foi totalmente restabelecida nas regiões impactadas pelo apagão devido à atuação do esquema regional de alívio de carga, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).
O apagão, segundo a concessionária, atingiu trechos de bairros das zonas Norte e Oeste da capital Fluminense e pontos da Baixada Fluminense. Ainda conforme a Light, após autorização do Operador Nacional de Sistema, a energia foi sendo restabelecida gradativamente.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio disse que recebeu relatos de falta de energia entre os bairros do Méier e Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio, e que as equipes estão apurando possíveis ocorrências de falha em semáforos.