Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Francisco Veronezi Maia, de apenas 12 anos, pilotando sozinho uma aeronave dias antes do acidente que matou ele e o pai, Garon Maia. Os dois morreram após a
Nas imagens, Francisco aparece no pilotando o bimotor, de chinelo, acompanhado por um adulto que seria seu tio. O homem dava instruções enquanto bebia cerveja. “O passageiro pode tomar uma, né Kiko?”, pergunta.
A aeronave que aparece no vídeo seria a mesma que se acidentou. Ainda não se sabe se as imagens foram gravadas no mesmo dia das mortes. A identidade do homem que acompanha a criança também não foi confirmada.
Nas redes sociais, o piloto e instrutor de voo Fernando Pamplona, comentou o caso: “Dizem que há muitas regras, que [a aviação] é engessada. Se há episódios como este, onde o cara bota um garoto de 12 anos para voar sem autorização, de chinelo e bebendo cerveja, imagina se não tivesse regras rígidas”.
Legislação
Pela legislação brasileira, é necessário ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino médio, cadastro junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e curso para pilotar um avião.
De acordo com a Anac, o avião é um Beechcraft Baron G58, fabricado em 2011. A aeronave tinha permissão para transportar até cinco passageiros.