A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta terça-feira (4) um suspeito, de 19 anos, de criar grupo no Discord para estupro de vulnerável. Essa é a segunda fase da operação Dark Room, que ocorre em Cachoeiras de Macacu e Teresópolis.
Segundo a corporação, ele é o criador e administrador do principal servidor da plataforma, onde os crimes eram cometidos, e usava o apelido “King” (rei em inglês).
Leia também:
O que é o Discord? Saiba tudo sobre o aplicativo associado a crimes Discord: qual o perfil das vítimas aliciadas pelos criminosos? Discord: como os pais podem proteger seus filhos de crimes virtuais? Suspeito de estuprar adolescentes após conversas no Discord é preso em SP
O Discord é um aplicativo de comunicação com suporte a mensagens de texto, voz, chamadas de vídeo. Inicialmente, foi criado para a comunidade “gamer”, mas acabou se popularizando entre os jovens e adolescentes para outros fins - onde usuários com interesses comuns se reúnem em grupos chamados de “servers” (servidores).
Adolescentes são chantageadas e constrangidas a se tronarem escravas sexuais dos líderes para que cometessem os “estupros virtuais” que eram transmitidos ao vivo por meio de chamadas de vídeo para todos os integrantes do servidor.