O experiente meio-campista argentino Rodrigo Battaglia, de 31 anos, foi um dos batedores do Atlético na derrota nos pênaltis para o Corinthians por 3 a 1. O jogador alvinegro isolou a cobrança e praticamente sacramentou o revés do Galo, que acabou eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil -
De acordo com levantamento feito pela Itatiaia, Battaglia não cobrava um pênalti desde 14 de dezembro de 2016, quando o Deportivo Chaves venceu o União Torreense por 3 a 2, pelas oitavas de final da Taça de Portugal. O meio-campista balançou as redes e fez o terceiro gol da equipe.
De lá para cá, Battaglia passou por Braga e Sporting, de Portugal, e Alavés e Mallorca, da Espanha. Ele não efetuou nenhuma cobrança de penalidade no período.
Pelo Sporting, Battaglia esteve em campo em três disputas por pênaltis. Em nenhuma delas, o argentino foi selecionado para cobrar a penalidade.
No jogo contra o Corinthians, Battaglia foi um dos cobradores do Atlético. A equipe alvinegra tinha em campo Nathan Silva, que balançou as redes em cobrança na final da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, no ano passado, e Mauricio Lemos, jogador que se posiciona para cobranças de falta no time ao lado de Hulk.
No fim do jogo contra o Corinthians, Coudet optou por tirar Igor Gomes para a entrada de Edenilson, exímio cobrador de pênalti nos tempos de Internacional (o meio-campista acabou parando no travessão). Igor, no entanto, também cobrou pênalti decisivo pelo São Paulo no ano passado, contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil.