Ouvindo...

De olho na Sula, Atlético perde para Corinthians em ‘confronto direto’ pelo Brasileiro

Sampaoli fez sete mudanças no time para o confronto na Neo Química Arena, e Galo não conseguiu segurar os donos da casa

Maycon fez o gol do Corinthians aos 3 minutos do segundo tempo na Neo Química Arena

Com sete mudanças, pensando no duelo pela Sul-Americana no início da próxima semana, o Atlético foi derrotado por 1 a 0 pelo Corinthians neste sábado (18). Com o golaço de Maycon, no início do segundo tempo da partida na Neo Química Arena, os paulistas se reabilitaram da derrota por 3 a 1 para o Santos e venceram os mineiros na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, a equipe comandada por Dorival Jr. chegou aos 36 pontos e subiu uma posição na Série A, terminando a noite em 12º. A equipe de Sampaoli, por sua vez, segue no 14º lugar e fica com cinco pontos a mais que o Vitória, primeiro da zona de rebaixamento.

O Galo volta a campo na próxima terça-feira (21). A partir das 21h30 (de Brasília), o time encara o Independiente del Valle, em Sangolquí, no primeiro confronto das semifinais do torneio continental. A delegação viaja na tarde deste domingo (19) para o Equador.

O Timão, por sua vez, terá uma semana de descanso. A próxima partida será no sábado (25), em Salvador, contra o Vitória. O duelo será válido pela 30ª rodada do Brasileirão.

Leia também

Mudanças no Galo

Para confronto fora de casa, Sampaoli promoveu a volta de Hulk e fez várias outras mexidas na equipe que encarou o Cruzeiro na última rodada. Na esquerda, Caio começou entre os onze; na zaga, Alonso e Vitor Hugo retornaram ao time; no meio de campo, Alan Franco e Igor Gomes também foram titulares. No ataque, o paraibano terá Biel como dupla.

Com isso, Iván Román, Guilherme Arana, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa, Bernard, Rony e Dudu, todos que iniciaram contra a Raposa, começaram entre os suplentes. Eles foram preservados para o jogo contra o del Valle.

Desfalques e retornos do Corinthians

O Corinthians, por sua vez, teve os retornos do goleiro Hugo Souza, que estava na Seleção Brasileira, e do lateral-esquerdo Matheus Bidu, que cumpriu suspensão na derrota para o Santos, na Vila Belmiro.

O zagueiro Félix Torres e o atacante Ángel Romero, que serviram suas respectivas seleções na Data Fifa, também ficaram à disposição da comissão técnica. O mesmo valeu para José Martínez, que foi ausência no clássico contra o Peixe por ter faltado a seis sessões de treino.

Em relação aos desfalques, o Corinthians não teve Gustavo Henrique (suspenso), André Ramalho (transição física) e Vitinho (lesão no menisco medial do joelho direito).

Primeiro tempo pegado e sem gol

Os primeiros 47 minutos de bola rolando na Neo Química Arena foram bem pegados principalmente no meio de campo, e com os dois times criando poucas oportunidades para abrir o marcador. Foram 18 faltas marcadas.

Dono da casa, o Corinthians teve 74% de posse de bola e seis finalizações. Yuri Alberto e Maycon tiveram as melhores chances do Timão, enquanto o Galo chegou mais com Biel no ataque, mas sem eficiência nas decisões.

Comemoração especial

Enquanto a bola rolava em São Paulo, a equipe feminina do Corinthians conquistava mais uma edição da Copa Libertadores, em jogo disputado na Argentina. Com a vitória nos pênaltis sobre o Deportivo Cali, da Colômbia, as “Brabas” ficaram com o título e foram homenageadas pelos torcedores que acompanhavam Depay e companhia na Neo Química.

Quem não faz, leva: gol do Corinthians

O primeiro gol da partida foi do Timão e veio logo aos 3 minutos da etapa final. Num chutaço de fora da área, Maycon não deu chances a Everson e estufou a rede. No minuto anterior, o Atlético quase fez: de cabeça, o zagueiro Vitor Hugo acertou o travessão de Hugo Souza.

Memphis desperdiça

Aos 13 minutos, Memphis Depay recebeu, livre, chutou cruzado e a bola passou raspando a trave esquerda de Everson. Quase o Corinthians chegou ao segundo.

Sampaoli tenta mudar o cenário

Aos 20 minutos, Sampaoli tentou mudar o cenário desfavorável. Naquele momento, só dava os donos da casa. Ele acionou Dudu e Bernard nas vagas de Biel e Igor Gomes; Natanael já havia entrado no lugar de Renzo Saravia.

Aos 26, ele fez mais duas e queimou a “regra cinco": Gustavo Scarpa e Guilherme Arana entraram, para as saídas de Fausto Vera e Caio.

Fim de papo

Apesar das tentativas do comandante argentino, o Galo não conseguiu empatar o confronto. O Corinthians, por sua vez, também não ampliou. Com isso, o 1 a 0 persistiu até o apito final.

Corinthians 1 x 0 Atlético

Corinthians

Hugo Souza; João Pedro Tchoca, Cacá e Raniele; Matheuzinho, Maycon (Angileri), Breno Bidon (Charles) e Matheus Bidu; Rodrigo Garro (Ryan), Memphis Depay (Gui Negão) e Yuri Alberto (Ángel Romero). Técnico: Dorival Júnior.

Atlético

Everson; Renzo Saravia (Natanael), Junior Alonso, Ruan Tressoldi, Vitor Hugo; Caio (Guilherme Arana); Alan Franco, Igor Gomes (Bernard), Fausto Vera (Gustavo Scarpa); Biel (Dudu) e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli

Gols: Maycon, aos 3 minutos do segundo tempo, para o Corinthians;
Cartões amarelos: Matheus Bidu, Matheuzinho (COR); Saravia, Alan Franco, Fausto Vera (CAM)

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 18 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo

Arbitragem: Alex Gomes Stefano (RJ), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).