Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético perde para o Vasco na estreia e larga atrás no Brasileirão

Galo levou dois gols nos primeiros dez minutos, lutou muito, mas não conseguiu o empate

Andrey Santos abriu o placar cedo no Mineirão e ajudou Vasco a vencer o Atlético

O sábado (15) para o torcedor do Atlético começou com motivos de sobra para comemorar e terminou de “cabeça inchada”. Após comemorar o primeiro evento de inauguração da Arena MRV, o Alvinegro estreou no Campeonato Brasileiro com derrota para o Vasco, por 2 a 1, em pleno Mineirão. Com menos de 10 minutos de bola rolando, o placar já apontava 2 a 0.

Com péssimo início na Série A, os mineiros viram a chave para a Libertadores. Na próxima terça (18), o desafio será na Libertadores, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. Cabe lembrar que, no primeiro jogo na fase de grupos do torneio, o time comandado pelo técnico Eduardo Coudet também sofreu derrota em casa, para o Libertad, do Paraguai.

Gol do Vasco

Logo aos 4 minutos de jogo, o Vasco abriu o placar no Mineirão. Em cobrança de falta na lateral de campo, batida por Pec, Andrey desviou de cabeça e mandou para o fundo da rede.

Cariocas ampliam

Cinco minutos depois, veio mais um tento dos visitantes. Lucas Piton chutou cruzado e bola foi na direção de Pec, que só teve o trabalho de empurrar a bola e correr para o abraço.

Torcida pede raça

A torcida atleticana, que após o primeiro gol sofrido seguiu incentivando a equipe, perdeu a paciência e pediu “raça para o time todo”, em coro.

Tentativas frustradas

Nos minutos seguintes, Paulinho, Hulk e companhia partiram para cima do adversário, tentando, ao menos, diminuir o placar. Porém, com decisões equivocadas, no passe ou na finalização, não obtiveram êxito na missão.

Grande chance

Aos 33 minutos, Hulk soltou a bomba em cobrança de falta e teve a melhor oportunidade do Galo até aquele momento. Ele obrigou o goleiro vascaíno a espalmar a bola para escanteio.

Time da virada?

Apostando no lema de “time da virada”, o Galo seguiu perseverante e tentado achar o primeiro gol. A cada chegada ao ataque, contava com a força de sua torcida nas cadeiras; a do Vasco, inclusive, foi em grande número ao Gigante da Pampulha e ocupou todo o setor destinado a ela.

E o primeiro veio

Já nos acréscimos, o zagueiro Maurício Lemos acertou chutaço de fora da área e não deu chance ao goleiro Léo Jardim. O uruguaio bateu no peito e chamou a Massa; o lance aconteceu aos 49 minutos.

Aplausos

Com o tento marcado, os jogadores do Atlético foram para o vestiário sob aplausos da torcida, que reconheceu o esforço do time em campo.

Nada de gol na etapa final

Animado com o bom final de primeiro tempo, o Galo voltou a campo com energia renovada e foi logo para cima do Vasco nos minutos iniciais.

Apesar da força de vontade e entrega, até os 25 minutos, o time de Coudet não conseguiu levar perigo efetivo aos vascaínos. A intensidade no ataque, até aquele momento, não foi convertida em chances reais de empate.

Tentando dar sangue novo ao time, o comandante argentino promoveu as entradas de Mariano, Pedrinho e Patrick, antes dos 30 minutos da segunda etapa. Pouco depois, entraram Edenilson e Isaac. Mas não adiantou. O Galo pressionou até o fim, mas estreou com derrota no Campeonato Brasileiro.

Atlético 1 x 2 Vasco

Atlético

Everson, Saravia (Mariano, 10min 2°T), Jemerson, Mauricio Lemos e Rubens (Patrick, 26min 2°T); Otávio (Edenilson, 37min 2°T), Zaracho, Hyoran (Pedrinho, 26min 2°T) e Pavón (Isaac, 37min 2°T); Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet

Vasco

Léo Jardim; Pumita, Robson Bambu, Léo e Piton (Paulo Victor, 33min 2°T); Rodrigo, Andrey Santos (Barros, 33min 2°T) e Jair (Galarza, 39min 2°T); Gabriel Pec (Figueiredo, 33min 2°T), Alex Teixeira (Marlon Gomes, 18min 2°T) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri

Gols:

Atlético: Mauricio Lemos (49min 1°T)

Vasco: Andrey Santos (4min 1°T); Gabriel Pec (9min 1°T)

Cartões amarelos:

Atlético: Pavón (37min 1°T); Saravia (6min 2°T); Otávio (12min 2°T); Zaracho (22min 2°T); Hulk (35min 2°T); Mauricio Lemos (52min 2°T)

Vasco: Andrey Santos (5min 2°T); Pedro Raul (7min 2°T); Robson Bambu (18min 2°T); Gabriel Pec (33min 2°T); Rodrigo (52min 2°T)

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Público: 34.980

Renda: R$ 1.121.370,00

Data e horário: 15 de abril de 2023, às 21h

Árbitro: Raphael Claus

Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Luanderson dos Santos

Árbitro de vídeo: Daiane Muniz

Trasmissão: Rádio Itatiaia, no 95,7 FM e no Youtube,

TV: Sportv e Premiere

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).