Ouvindo...

‘Tarifaço': Canadá vai igualar tarifas sobre aço e alumínio dos EUA? Entenda

Alíquota de 50% imposta pelos EUA ao Canadá é mais um dos impactos provocados pelo governo de Donald Trump

Canadá se prepara para a nova revisão do acordo comercial em vigor com EUA e México

Mark Carney, o primeiro-ministro do Canadá, afirmou que não pretende equiparar as tarifas do país sobre aço e alumínio dos Estados Unidos. Atualmente, a alíquota praticada pelo governo Trump é de 50%. “Elas são parte das discussões intensas em andamento”, ressaltou em entrevista coletiva.

Careny ainda destacou que o Canadá se prepara para a nova revisão do acordo comercial em vigor com EUA e México, conhecido pelos acrônimos USMCA e CUSMA. Para ele, a decisão de suspender as tarifas retaliatórias sobre produtos cobertos pelo acordo coloca os canadenses em uma posição melhor nas negociações, que devem começar no ano que vem. “Os EUA mudaram fundamentalmente a política comercial e têm novos objetivos”, destacou.

Leia também

Impactos do ‘tarifaço’ de Trump

Essa alíquota de 50% imposta pelos EUA ao Canadá é mais um dos impactos do “tarifaço” do presidente americano, Donald Trump. Entre os principais objetivos das medidas estão a reindustrialização do país, o reequilíbrio da balança comercial e a eliminação do déficit fiscal.

Nesse contexto, impor a tarifa de 50% sobre o aço e o alumínio seria uma forma de fortalecer a produção dos metais nos EUA. Segundo dados da Export Development Canada, o país exportou cerca de US$ 12,1 bilhões de ferro e aço, abrangendo fabricação e processamento, sendo que 91% da produção é destinada aos EUA.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.