A
O acordo foi assinado por meio da subsidiária Vale Base Metals (VBM) com a Exiro Minerals Corporation, a Orion Resources Partners LP e a Canada Growth Fund INC (CGF). Ainda de acordo com a mineradora brasileira, o objetivo do negócio é fortalecer a competitividade do portfólio global da VBM e posicionar as operações para criação de valor no longo prazo.
Natura vende operações da Avon Rússia por R$ 165,45 milhões Nestlé vai vender a sua divisão de sorvetes, diz CEO
Pelo acordo, as empresas formarão uma nova companhia na qual Exiro, Orion e a CGF deterão 81,1%, e a Vale manterá uma participação minoritária de 18,9%. As empresas ainda se comprometeram a investir até US$ 200 milhões na operação de níquel em Thompson.
A Vale ainda assinou um contrato de “offtake”, geralmente firmado para a compra ou venda de porções de bens ainda a serem produzidos, para o concentrado de níquel produzido na usina de Thompson. A empresa afirma que o objetivo do acordo é manter a posição estratégica como a principal produtora do mineral no Canadá.
Em comunicado, a mineradora brasileira ressaltou que a transação deve ser concluída até o final de 2026, uma vez que ainda está sujeita às aprovações regulatórias e governamentais usuais.