Vale fecha acordo para criar novo consórcio em exploração de níquel no Canadá

Mineradora brasileira terá participação minoritária em nova companhia criada com outras três parceiras

Acordo foi assinado por meio da subsidiária VBM

A Vale comunicou ao mercado, nesta quinta-feira (19), que fechou um acordo com três empresas estrangeiras para criar um novo consórcio para a exploração de minério no cinturão de níquel de Thompson, em Manitoba, no Canadá. Segundo a empresa, o negócio faz parte da revisão estratégica da operação no local.

O acordo foi assinado por meio da subsidiária Vale Base Metals (VBM) com a Exiro Minerals Corporation, a Orion Resources Partners LP e a Canada Growth Fund INC (CGF). Ainda de acordo com a mineradora brasileira, o objetivo do negócio é fortalecer a competitividade do portfólio global da VBM e posicionar as operações para criação de valor no longo prazo.

Pelo acordo, as empresas formarão uma nova companhia na qual Exiro, Orion e a CGF deterão 81,1%, e a Vale manterá uma participação minoritária de 18,9%. As empresas ainda se comprometeram a investir até US$ 200 milhões na operação de níquel em Thompson.

A Vale ainda assinou um contrato de “offtake”, geralmente firmado para a compra ou venda de porções de bens ainda a serem produzidos, para o concentrado de níquel produzido na usina de Thompson. A empresa afirma que o objetivo do acordo é manter a posição estratégica como a principal produtora do mineral no Canadá.

Em comunicado, a mineradora brasileira ressaltou que a transação deve ser concluída até o final de 2026, uma vez que ainda está sujeita às aprovações regulatórias e governamentais usuais.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...