‘Consumidores poderão escolher o seu fornecedor de energia’, diz diretor da Aneel

Gentil Nogueira é um dos painelistas do encerramento do ciclo de energia do Itatiaia Eloos, na Arena MRV, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (24)

Gentil Nogueira, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Gentil Nogueira, afirma que a reforma do setor elétrico nas Medidas Provisórias (MP) 1300 e 1304 vai permitir que o consumidor escolha o seu fornecedor de energia no futuro. Nogueira é um dos painelistas do encerramento do ciclo de energia do Itatiaia Eloos, na Arena MRV, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (24).

Segundo o diretor da Aneel, a reforma enviada pelo governo federal trouxe uma série de mudanças que a reguladora terá que adaptar para fazer o benefício chegar ao consumidor final. Um dos pontos positivos da medida, Gentil Nogueira, afirma ser a abertura do mercado de baixa tensão.

“Todos os consumidores daqui a alguns anos poderão escolher o seu fornecedor de energia. Era uma demanda antiga da sociedade. Os consumidores estão cada vez mais ativos na gestão das suas próprias necessidades, e para isso eles querem ter liberdade”, disse em entrevista à Itatiaia.

Ainda de acordo com o diretor, eventos como o Eloos contribuem para levar o debate da reforma para a sociedade civil."É extremamente relevante que a gente discuta e debata de cara limpa como a gente pretende fazer as alterações futuras para o setor de energia”, ressaltou o diretor da Aneel.

Leia também

Curtailment

Para o diretor, a reforma também vai endereçar o grande problema do setor: o corte de energia renovável causado pelo excesso de oferta. Segundo Nogueira, a reforma prepara o terreno para incentivar a figura do armazenador de energia.

“Isso causa um desequilíbrio, que está endereçado na MP 1304 com uma reparação sob determinadas circunstâncias. Acho que também prepara o terreno para o que é necessário no futuro: incentivar os sistemas de armazenamento, as baterias. A gente acabou criando a figura do armazenador de energia e todo o arcabouço necessário para que ele floresça”, completou.

Itatiaia Eloos

O evento de encerramento do segundo ciclo Itatiaia Eloos foi realizado nesta segunda-feira (24), na Arena MRV, no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte.

Painéis e palestras discutiram temas do setor elétrico, das 12h às 16h.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, esteve presente e deu abertura ao evento.

Os painéis contam com a participação de importantes nomes de empresas do setor. O primeiro terá como tema “Regulação e Futura dos Investimentos no Setor Elétrico"; o segundo abordará “Redes do Futuro: Inteligência Tecnológica na Transição Energética pós-COP 30"; e o terceiro discutirá “Energia, Sustentabilidade, Mobilidade”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, dará uma palestra sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - Precedentes Judiciais”.

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Carregando…
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio Master

Patrocínio

Realização

Cooparticipação

Apoio Institucional

Escola de Negócio Parceria

Assessoria de Imprensa

Media Partner