O primeiro painel do encerramento do segundo ciclo Itatiaia Eloos abordou a
“A transição energética há muito tempo deixou de ser moda e hoje é uma grande macrotendência mundial”, afirmou Passanezi. Segundo ele, o mundo investe US$ 2 trilhões por ano em transição, o que corresponde ao PIB do Brasil.
O CEO da Cemig destacou ainda que o Brasil é o país que tem mais chance de ser “Net Zero” - atingir a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa.
“O Brasil tem uma característica única para ser Net Zero: a diferença do Brasil para valor de mercado das mercadorias tecnologias é menor que outros países. Ou seja, tem mais possibilidade se tornar Net Zero, porque temos abundância de recursos naturais, água, sol, vento”, explicou.
Ainda segundo Passanezi, o Brasil pode alcançar uma matriz limpa em 2050. “Temos avanços tecnológicos hoje que permitem essa visão mais ambiciosa. Mas para isso precisamos de políticas que incentivem as tecnologias disruptivas”, afirmou durante o primeiro painel.
O CEO da Cemig também afirmou que o setor elétrico é o mais bem regulado do Brasil. "É um diferencial competitivo do país. O setor é muito estável do ponto de vista de governança”.
Primeiro painel: Regulação e futuro dos investimentos no setor elétrico
O primeiro painel do dia abordou a regulamentação e o futuro dos investimentos no setor elétrico. A discussão, de relevância nacional e internacional, provoca gestores e especialistas a refletirem sobre os próximos passos do segmento, com foco em melhorias estruturais, avanços financeiros e aperfeiçoamento das políticas públicas.
Além do CEO da Cemig, participaram do debate Gentil Nogueira, diretor da Aneel; Diego Andrade, deputado federal e presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos deputados e Adriano Pires, Sócio Fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
Eloos Energia
O evento de encerramento do segundo ciclo Itatiaia Eloos é realizado nesta segunda-feira (24), na Arena MRV, no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte.
Painéis e palestras discutem temas do setor elétrico, das 12h às 16h.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, estará presente e dará abertura ao evento.
Os painéis contam com a participação de importantes nomes de empresas do setor. O primeiro terá como tema “Regulação e Futura dos Investimentos no Setor Elétrico"; o segundo abordará “Redes do Futuro: Inteligência Tecnológica na Transição Energética pós-COP 30"; e o terceiro discutirá “Energia, Sustentabilidade, Mobilidade”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, dará uma palestra sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - Precedentes Judiciais”.