Zema destaca avanço do agro em Minas, mas aponta desafios para o setor no Brasil
Ex-governador do estado entende que atual ambiente econômico do país não é propício para o crescimento do setor

O pré-candidato à Presidência da República Romeu Zema (NOVO) destacou, nesta segunda-feira (1º), o crescimento do agro em Minas Gerais. Durante o Eloos Itatiaia, o ex-governador do estado apontou que o setor tem potencial para seguir avançando nos próximos anos.
"Isso muito em virtude do potencial que o nosso estado tem, que, antes, não era tão bem explorado. Em virtude de mudanças legais que nós conseguimos, muito com relação à questão das barragens para irrigação. No passado, em Minas Gerais, era quase impossível você, agricultor, produtor rural, fazer uma barragem devido às complexidades e à burocracia. E, na nossa gestão, tivemos um salto muito significativo. Irrigação significa pelo menos mais uma safra por ano em boa parte do estado. Eu falo que esse marco foi algo fundamental para o avanço", afirmou, durante entrevista à Itatiaia.
"Em 2024, pela primeira vez na história de Minas Gerais, as exportações do agro superaram as exportações da mineração. E essa diferença vai continuar aumentando ao longo do tempo. O agro ainda tem um potencial gigantesco em Minas", acrescentou.
Problemas para o setor no Brasil
Apesar disso, Zema entende que, atualmente, o agro não tem as condições propícias para crescer no Brasil. O pré-candidato criticou especialmente as taxas de juros atualmente praticadas no país.
"Hoje, todo produtor rural e também empresário urbano do Brasil que acreditou que investiu está pagando um preço muito elevado, que são os juros. Hoje, ninguém consegue pegar dinheiro em um banco pagando menos de 20% ao ano. Isso faz com que quem produza no Brasil, tanto no campo quanto na cidade, tenha que vestir uma bota de chumbo, enquanto o agricultor de países onde a economia é mais estável que no Brasil paga uma taxa muito menor. É uma diferença negativa para quem está aqui no Brasil", lamentou.
"O agricultor merece respeito, merece que o governo analise o seu caso de maneira especial, porque o agro contribui demais com a balança comercial do Brasil. E se não tivermos aqui produtores rurais investindo, acreditando, a balança comercial no Brasil, que talvez é uma das únicas áreas que tem dado boas notícias para nós nos últimos anos, corre o risco de ter um retrocesso e voltar a ser negativa, como já foi no passado. Esses juros altos têm asfixiado o setor produtivo, principalmente os produtores rurais", finalizou.
Eloos Itatiaia
O Eloos Itatiaia encerra, nesta segunda-feira, o ciclo de debates sobre agronegócio com um evento que reúne autoridades, lideranças do campo e especialistas para discutir os principais temas que movem o setor.
O encontro é realizado no Parque de Exposições da Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte, a partir das 18h30, com transmissão ao vivo no YouTube da Itatiaia, cobertura completa no digital e parceria com a CNN Brasil.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



