Ouvindo...

CEO do Pão de Açúcar renuncia em meio a mudanças com a família Coelho Diniz

Família mineira assumiu o controle da empresa em setembro; grupo deve escolher novo diretor-presidente

Grupo Pão de Açúcar

O grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou nessa quarta-feira (22) a renúncia de Marcelo Pimentel dos cargos de diretor-presidente (CEO) e membro do Conselho de Administração. Em fato relevante enviado ao mercado, a empresa afirmou que o Rafael Russowsky foi eleito como diretor presidente interino, acumulando as funções de diretor financeiro e de relações com investidores.

A mudança ocorre em meio a entrada da família mineira Coelho Diniz na empresa, que desde o início de setembro passou a ser titular de 24,5% das ações do Pão de Açúcar, se tornando acionista controlador da empresa.

O grupo mineiro é formado pelos irmãos André Luiz, Alex Sandro, Fábio, Henrique Mulford e Helton Coelho Diniz. Eles estão à frente da rede de supermercados Coelho Diniz, fundada em 1992 em Governador Valadares. Neste mês de outubro, a família passou a controlar o Conselho de Administração presidido por André Diniz.

A mudança foi considerada natural pelo mercado financeiro, uma vez que ocorre no momento de mudanças na estrutura acionária da empresa. Pimentel vinha liderando um plano de reestruturação do GPA desde 2022, quando assumiu o cargo, com um processo para reduzir dívidas e organizar as despesas internas.

A expectativa é de que não haja grandes mudanças com o comando interino de Russowsky, que também estava no meio desse processo de reestruturação. A escolha do novo presidente é de responsabilidade do Conselho de Administração.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.