Black Friday: PIX bate recorde de transações e movimenta R$ 166 bilhões em um único dia

Ferramenta bate marca histórica em meio a pagamento do 13º e compras de final de ano

O Pix caiu no gosto o brasileiro e é amplamente utilizado no país

O Banco Central revelou nesta segunda-feira (1) que o PIX registrou um novo recorde de movimentações diárias, quando foram realizadas 297,4 milhões de transferências em apenas 24 horas., A soma dos valores movimentados é R$ 166,2 bilhões - o maior volume já registrado desde a criação da ferramenta em 2020.

Segundo o Banco Central, dois fatores explicam o pico de operações: o pagamento do décimo terceiro salário, que teve mais uma parcela liberada na última sexta-feira (28), e o movimento da Black Friday, que tradicionalmente impulsiona o consumo e aumenta o fluxo de pagamentos em todo o país.

Leia também

“O resultado é mais uma demonstração da importância do PIX como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, escreveu o BC, em nota divulgada nesta segunda.

Pix em transformação

O recorde ocorre em meio a uma fase de ajustes na segurança da plataforma. No mês passado, entrou em vigor um conjunto de novas regras para reforçar a proteção dos usuários e melhorar os mecanismos de devolução em casos de golpes e fraudes.

Antes das mudanças, a devolução só podia ser feita diretamente da conta que havia recebido o dinheiro irregularmente — uma limitação que facilitava a vida dos golpistas, que transferiam ou sacavam os valores rapidamente para evitar o rastreamento.

Agora, com os novos procedimentos, as instituições financeiras têm mais alternativas para bloquear, investigar e devolver valores suspeitos, reduzindo a vulnerabilidade dos usuários e ampliando a capacidade de resposta do sistema.

Além das medidas já adotadas, começam a valer nesta segunda-feira (1) duas novas ações de segurança do Banco Central. A primeira determina o fim das chamadas “contas-bolsão”, usadas para movimentar dinheiro de terceiros e dificultar o rastreamento. A segunda permite que clientes bloqueiem a abertura de chaves Pix em seus nomes, reduzindo o risco de fraudes de identidade.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...