Ouvindo...

Aneel anuncia bandeira verde e conta de luz vai ficar mais barata em dezembro

Em novembro, foi aplicada a bandeira amarela, que cobrava R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que aplicará a bandeira tarifária verde em dezembro. É a primeira desde agosto.

Com isso, as contas de luz ficarão mais baratas no último mês do ano, já que em novembro foi aplicada a bandeira amarela, que cobrava R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos.

Segundo a Aneel, as chuvas dos últimos dias favoreceram a geração de energia hidrelétrica, o que resultou na redução da demanda pelas termelétricas. Essa modalidade é mais custosa e utilizada quando os reservatórios estão baixos.

Leia também

As secas no segundo semestre do ano provocaram o aumento das contas de energia. Em setembro, foi aplicada a bandeira tarifária vermelha, patamar 1, e no mês seguinte a cobrança chegou ao nível mais elevado, a bandeira vermelha, patamar 2.

“O sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”, diz o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais