De sexta-feira (19) até o próximo dia 28 (domingo), Belo Horizonte recebe a 19ª Primavera dos Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, preparou uma agenda especial nos equipamentos culturais da cidade.
A programação acontece em espaços como o Museu da Imagem e do Som (MIS BH), Museu da Moda (MuMo), Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu Casa Kubitschek (MCK), Casa do Baile e nos jardins do Museu de Arte da Pampulha (MAP).
Todas as atividades são gratuitas, mas algumas requerem inscrição prévia no Portal Belo Horizonte. O tema deste ano é “Museus e mudanças climáticas”, que propõe reflexão sobre a preservação da memória e os impactos ambientais que já transformam culturas, territórios e modos de vida.
Programação no Centro de BH
No MIS BH, a instalação “Jardim e o Sagrado”, de Welington Dias, recria um jardim sensorial inspirado nos quintais das benzedeiras da capital. A abertura acontece no sábado (27), às 10h.
O Museu Histórico Abílio Barreto aposta em atividades que unem criação artística e cidade. Nos sábados (20 e 27), das 9h30 às 12h, a Oficina de Cerâmica Artística apresenta teoria e prática sobre técnicas do barro, voltada para maiores de 13 anos. Já no dia 28 (domingo), das 10h às 12h30, a programação encerra com a caminhada mediada “Celebrando o Parque Municipal Américo Renné Giannetti”.
No Museu da Moda (MuMo), a programação conecta memória, criação e moda. Na segunda-feira (22), acontece o colóquio “Conhecer para Valorizar – Artes têxteis: fazeres tradicionais e conservação da memória”. No dia 25 (quarta), às 18h30, tem bate-papo com a equipe da exposição “Clara Nunes – Eu sou a tal mineira”, seguido de visita mediada. Já no sábado (27), às 16h, será realizada a Oficina de Estamparia Natural, aberta para maiores de 8 anos.
As atrações fazem parte do projeto Museus Centro, em parceria com o Viaduto das Artes.
Programação na Pampulha
Na Casa do Baile, a agenda começa já nesta sexta (19), das 14h às 17h, com a atividade “Memórias Surdas de Belo Horizonte”, voltada para idosos da comunidade Surda. No dia 25, às 10h, a visita imersiva “Visita Vertical” leva o público até a Catedral Cristo Rei, com transporte gratuito.
O Museu Casa Kubitschek (MCK) recebe, no sábado (20), às 9h, o bate-papo “Bordando Memórias”, com a bióloga Laura Braga, que fala sobre espécies de borboletas da Pampulha. No dia 27 (sábado), às 10h30, será a vez da oficina “Criando Raízes”, que ensina técnicas de jardinagem e até a antiga arte de fabricação do papiro.
Nos jardins do Museu de Arte da Pampulha (MAP), a música dá o tom da estação. No sábado (20), às 16h, o concerto “Equinócio da Primavera”, com o Quarteto Echinata, reúne obras de Villa-Lobos, Piazzolla, Gardel e outros compositores latino-americanos.
As atividades integram o projeto Museus Pampulha, em parceria com o Instituto Lumiar.
Serviço
- Data: até 28 de setembro
- Locais: Museu da Imagem e do Som (MIS BH), Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Moda (MuMo), Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Museu Casa Kubitschek (MCK) e jardins do Museu de Arte da Pampulha (MAP)
- Entrada: gratuita (algumas atrações exigem inscrição prévia)
- Programação completa:
Portal Belo Horizonte