Ouvindo...

‘O Último Episódio': trailer acompanha aventura adolescente em Contagem nos anos 90

Em ‘O Último Episódio’, novo longa da ‘Filmes de Plástico’, Contagem é o palco de aventura que lembra lenda do final de ‘Caverna do Dragão’

Trama é cheia de referências aos anos 1980 e 1990, remetendo aos desenhos animados da época, e traz uma aventura adolescente com situações divertidas e comuns dessa fase

O trailer do filme “O Último Episódio”, novo longa da Filmes de Plástico, dirigido por Maurílio Martins, foi divulgado nesta quarta-feira (17). A história se passa em Contagem, na Grande BH, e é ambientada em 1991. A trama acompanha Erik, um menino de 13 anos, que diz ter a fita com o lendário final de “Caverna do Dragão”, para conquistar Sheila, a garota nova da escola.

Como diz no trailer, “a história é para todos que já tiveram um sonho, para todos que já sentiram saudade e para todo mundo que sabe o que é nostalgia”. A trama é cheia de referências aos anos 1980 e 1990, remetendo aos desenhos animados da época, e traz uma aventura adolescente com situações divertidas e comuns dessa fase.

Leia também

“O Último Episódio” estreia dia 9 de outubro nos cinemas. O filme é produzido pelos mesmos realizadores de “Marte Um”, que recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e “O Dia Que Te Conheci”.

Semelhanças com a vivência do diretor

A história acaba se cruzando com a vivência do diretor do filme, nascido e criado no bairro Jardim Laguna, em Contagem. Em entrevista à Itatiaia, Maurílio conta que era “muito importante” que a trama do filme se cruzasse com o que ele já viveu, no que descreveu como um “caldeirão de referências”.

Assim como os personagens, Maurílio tinha 13 anos em 1991. “Todos eles, os três protagonistas, carregam muito da minha historia. Muito daquilo que acontece no fim são coisas que aconteceram comigo”, descreve o diretor. No filme, Erick inclusive mora em frente à casa do artista, em Contagem.

Para aproximar ainda mais a trama do cotidiano, Maurílio contou com objetos que marcaram a época, entre eles, o rádio. Seja em casa ou no trabalho, os personagens aparecem ouvido a Itatiaia em diversos momentos. “São áudios que a Itatiaia cedeu, dá época, que permeiam o filme. O rádio era de uma força muito grande, então pra mim era muito importante”, disse o diretor.

Entre as referências icônicas do período está o desenho que marcou a geração. “Parte de algo muito caro a quem cresceu nos anos 1980 e 1990: o final de ‘Caverna do Dragão’”. Na época, não se sabia se havia realmente um final e se alguém realmente havia assistido.

Veja o trailer

Descrição do filme:
“Ambientado em 1991, o filme acompanha Erik, um garoto de 13 anos que, para impressionar a menina de quem gosta, garante ter em casa a fita com o lendário final de Caverna do Dragão. Com a ajuda dos melhores amigos, ele busca uma saída para escapar dessa enrascada e, no processo, vive uma intensa história de amadurecimento — no melhor espírito dos grandes coming of age que marcaram gerações como os clássicos “Conta Comigo” e “Meu primeiro Amor”.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.