Ouvindo...

Peça ‘A Língua do Fogo’, de Vinícius Souza, estreia em Belo Horizonte neste fim de semana

‘A Língua do Fogo’ se passa no Brasil dos anos 90 e é inspirada na vivência do diretor Vinícius Souza

Ator e diretor Vinícius Souza, importante nome do teatro contemporâneo

A peça solo “A Língua do Fogo”, do ator e dramaturgo Vinícius de Souza, estreia neste sábado (13), no Teatro de Bolso do Centro Cultural SESIMINAS, em Belo Horizonte. A obra é um dos destaques da Mostra de Criações do Festival Sesi em Cena 2025 e conta com direção de Paulo André (Grupo Galpão) e João Marcelo Emediato.

Em uma trama fragmentada, a peça mergulha em temas como pertencimento, identidade e memória. A história se passa no Brasil dos anos 90, no contexto da formação das cidades industriais, e é inspirada em vivências de infância do artista no subúrbio de Contagem, em Minas Gerais.

Trama e inspirações

A peça de auto ficção é conduzida pela pergunta: “Como se constrói — e como se desfaz — a identidade de uma pessoa?”. Com inspirações na literatura de Jorge Luis Borges, o espetáculo convida o público a uma jornada entre o sonho e o real, o íntimo e o coletivo.

Na peça, o ator Vinícius de Souza, nome de destaque da cena teatral mineira, interpreta um professor que, durante uma aula, esquece o próprio nome. Esse esquecimento desencadeia uma jornada por memórias, vozes e paisagens de sua origem, dando voz a diversas figuras, desde a mãe que revela sua história em uma rádio de bairro até o tio poeta.

A direção minimalista, assinada por Paulo André e João Marcelo Emediato, aposta na performance do ator, com poucos recursos visuais, focando na fisicalidade, luzes e sons. "É um espetáculo muito pessoal e de muita coragem, tanto pela dificuldade técnica do que ele executa como ator, quanto pelo caráter de autoficção, de vulnerabilidade”, comenta o diretor João Marcelo Emediato.

Leia também

Serviço - Espetáculo ‘A Língua do Fogo’

  • Quando: 13, 14 e 15 de setembro, às 20h. A sessão de sábado (13/09) conta com intérprete de Libras.
  • Onde: Teatro de Bolso do Centro Cultural SESIMINAS - Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia, Belo Horizonte
  • Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Vendas na plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro.
  • Classificação: 16 anos
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.