Ouvindo...

Com enredo que aborda o Autismo, espetáculo ‘Azul’ colore fim de semana em BH e Sabará

Montagem será exibida no sábado (2), em Sabará, e no domingo (3), em BH, e aborda as especificidades da convivência familiar e social de indivíduos com TEA

Com texto autoral, a peça narra a relação da protagonista Violeta com seu recém-chegado irmão, Azul, um garoto com Transtorno de Espectro Autista (TEA)

A Artesanal Cia. de Teatro apresenta o espetáculo ‘Azul’ neste fim de semana em Belo Horizonte e Sabará, na Grande BH. Com texto autoral, a peça narra a relação da protagonista Violeta com seu recém-chegado irmão, Azul, um garoto com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

Na capital mineira, o espetáculo será exibido no domingo (3), às 16h, no Teatro Francisco Nunes. Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20. Já em Sabará, a apresentação está marcada para o sábado (2), às 16h, é gratuita. A peça será exibida no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda.

Ambas as montagem terão acessibilidade em libras. A atração faz parte da temporada de 15 anos do programa Diversão em Cena, patrocinado pela Fundação ArcelorMittal. Além disso, as apresentações são viabilizadas por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Espetáculo Azul

Azul utiliza técnicas do teatro de animação para dar vida aos personagens. Por meio deste efeito, as ações e os pensamentos de Violeta, uma menina energética que precisa dividir seu tempo e atenção dos pais com o irmão Azul, um menino atípico.

O enredo traz a tona reflexões sobre o papel da família na vida e na formação de indivíduos neuróticos para a construção de relações, o aprendizado e o entendimento no coletivo social. O personagem foi construído com a consultoria da atriz Cris Muñoz, que é e possui uma filha autista e desenvolve uma pesquisa sobre arte e inclusão.

A peça já recebeu o prêmio APTR de Teatro do Rio de Janeiro como Melhor Espetáculo Infantil, em 2023, e o Prêmio APCA como Espetáculo do Ano, em 2024.

Com texto autoral, a peça narra a relação da protagonista Violeta com seu recém-chegado irmão, Azul, um garoto com Transtorno de Espectro Autista (TEA)

Serviço:

O quê: “Azul”

Apresentações gratuitas e acessíveis em libras
Duração: 70 minutos
Classificação: livre

Sabará

Quando: 2 de agosto, sábado, às 16h
Onde: Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (Rua Luís Cassiano, 60 - Centro)

Belo Horizonte

Quando: 3 de agosto, domingo, às 16h
Onde: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Avenida Afonso Pena, 1.321 - Centro)

*Sob supervisão de Enzo Menezes

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas